UFRRJ funda sua Associação de Pós-Graduandos

carteira de estudante

UFRRJ abertura

A diretora de comunicação da ANPG, Gabrielle Paulanti, esteve presente, representando a entidade, na fundação da APG da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27).

A chapa única, eleita em assembleia com cerca de 30 pessoas, teve como principais propostas: Representação dos pós-graduandos nos conselhos da universidade, melhoria e ampliação da moradia universitária, transporte no campus e mais verbas para projetos e eventos científicos.

“Há muito, se discute nos programas de pós-graduação os problemas em relação à produção de pesquisas, e essas discussões em geral ficavam entre os alunos, quando muito, no representante discente e no órgão colegiado. Além disso, há pouco espaço na universidade para discussão sobre a situação da pós-graduação na universidade e no Brasil. E, nesse sentido, havia um sentimento comum de falta de representação na universidade. A partir do momento que interpelei os estudantes de pós, foi de prontidão a adesão à ideia de se criar uma APG” diz Allysson Lemos, mestrando em Ciências Sociais e coordenador geral da APG da UFRRJ.

“Um dos nossos principais objetivos é ir além na questão da representação, inserindo os pós-graduandos nos conselhos da universidade e também construir a Campanha pelos Direitos dos Pós-Graduandos, que é uma campanha nacional e que tem a ver com muita coisa que acontece aqui na Rural”, acrescenta Alysson.

Foto: Gabrielle Paulanti
Foto: Gabrielle Paulanti

Durante o evento, no qual foi fundada a APG e realizada a eleição da gestão, alguns temas surgiram, frutos de preocupações dos pós-graduandos ali presentes: como a concomitância do vínculo empregatício e desligamentos irregulares de pós-graduandos de alguns programas da universidade. Também foi lido o estatuto que foi aprovado pelo plenário por unanimidade.

A gestão da APG terá duração de um ano e contará com cinco coordenações, cada uma com dois coordenadores. São elas:

– Coordenação Geral: Allysson Lemos e Odair Rossafa
– Finanças: Bruno Rossafa e Vinicius Perrut dos Santos
– Politicas para a pós-graduação: Talita Almeida e Francis Paula
– Articulação política: Marcelo Anato e Douglas Almeida
– Comunicação: Leonardo Ferreira e Eduardo Abdala

Da redação