ANPG promove Seminário de Saúde na 9ª Bienal da UNE

carteira de estudante

Faixa de Mesa (1)

A 9ª Bienal da UNE, que acontecerá entre os dias 1 e 6 de fevereiro de 2015, no Rio de Janeiro, contará com uma vasta programação artística e científica. Entre as atividades, a ANPG encabeçará a Mostra de Ciência e Tecnologia, além de realizar dois Seminários sobre temas de extrema importância para a Pós-Graduação Brasileira.

A entidade promoverá o seminário “Educação, Saúde e Desenvolvimento: A juventude por mudança na Saúde do Brasil para cuidar bem das pessoas”, dando sequência às atividades do Fórum de Pós-Graduandos em Saúde da ANPG. Esse seminário pretende debater um dos temas mais centrais na preocupação do povo brasileiro, que é a qualidade do serviço público de saúde.

“O debate de saúde nos cerceia em todos os grandes temas da atualidade, isso porque saúde não é apenas o contrário de doença, mas sim um conceito ampliado, que leva em conta diversos fatores que nos proporcionam qualidade de vida. Assim, debater saúde é debater a qualidade e o acesso à educação que o país oferece, bem como debater quais são as necessidades estratégicas para o desenvolvimento de uma nação soberana”, afirma o diretor de Saúde da ANPG, Dalmare Sá.

Além disso, esta discussão pretende abordar qual o olhar da juventude para este tema e quais as perspectivas do pós-graduando para que se consiga no próximo período aprofundar e efetivar a reforma sanitária que nos trouxe o Sistema Único de Saúde (SUS). “Essas questões tornam esse momento um ponto inicial para que possamos fazer de 2015 um ano de mobilização juvenil massivo para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, espaço máximo de participação popular na construção de um SUS mais forte e que atenda às necessidades do povo. De Tal forma, este será o espaço onde a juventude poderá declarar à sociedade quais são suas pautas de saúde, o que eles querem que se movimente, o que eles querem que se inicie. Logo, o tema nos permite declarar que nós, os jovens, iremos nos articular e colocar em pauta nossos questionamentos e nossas contribuições nos espaços de controle social da saúde, com o objetivo mais profundo de cuidar bem do que temos de mais valioso no nosso país que é o povo brasileiro”, complementa Dalmare.

Ainda segundo o diretor de Saúde da ANPG, a 9ª edição da Bienal de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia da UNE mostra-se bastante propícia à larga captação do público estudantil da área de saúde, para participação e enriquecimento no debate de saúde. Além de ser reconhecidamente o maior evento estudantil da América Latina, permitindo que os estudantes e jovens das mais diversas áreas possam participar do Seminário.

“A Associação Nacional de Pós Graduandos é a entidade de representação nacional dos estudantes de pós-graduação brasileiros e uma das principais organizações da sociedade civil brasileira. Junto a outras importantes entidades que representam os interesses da juventude brasileira, como UNE e UBES, a ANPG compõe a base do movimento estudantil organizado no Brasil, lutando e reivindicando por uma sociedade mais equilibrada e desenvolvida, comprometida com a democracia e o respeito à diversidade, em busca de melhores condições de vida para a juventude”, comenta.

O seminário acontecerá na terça-feira (03/02), às 10 horas. A mesa de abertura contará com um representante do Conselho Nacional de Saúde, o ministro da Saúde Arthur Chioro e as presidentas da ANPG, UNE e UBES, Tamara Naiz, Virgínia Barros e Bárbara Melo, respectivamente.

A partir das 10:40, tem início a mesa do tema, composta pelo coordenador do seminário e diretor de saúde da ANPG, Dalmare Oliveira Sá, o ministro Arthur Chioro, a presidenta do CNS, Maria do Socorro, o presidente da ABRASCO, Luis Eugenio de Souza, e um representante do CONJUVE. O encerramento acontece às 13 horas.

No dia seguinte (04/02), a partir das 09:00, ocorrerão grupos de trabalho com os seguintes temas:

– Reformas democráticas do Estado e da sociedade brasileira
– Direito à saúde com ampliação do acesso e atendimento de qualidade
– Financiamento adequado do SUS
– Valorização do Trabalho e Educação em Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS
– Fortalecimento da participação e controle social na saúde

>>Para se inscrever no Seminário “Educação, Saúde e Desenvolvimento: A juventude por mudança na Saúde do Brasil para cuidar bem das pessoas”, clique aqui!

Da redação

Matérias relacionadas:

23/12/2014 – ANPG promove Seminário sobre Internacionalização na 9ª Bienal da UNE

11/12/2014 – ANPG na 9ª Bienal da UNE