Inscrições para o Prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência são prorrogadas

carteira de estudante

As inscrições para o Prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC para Mulheres na Ciência foram prorrogadas até o dia 07 de junho. A premiação, que comemora dez anos no Brasil, contempla, com uma bolsa-auxílio de US$20 mil, pesquisadoras pela qualidade e potencial de suas pesquisas. O valor, a ser convertido em reais, é dado a cada uma das vencedoras, sete a cada ano. Mulheres cientistas de todo o Brasil podem se inscrever para uma das quatro áreas: Biomédica, Biológica e da Saúde; Química; Física e Matemática.

Durante sua década de existência em solo brasileiro, o Prêmio já reconheceu o trabalho de 61 pesquisadoras no Brasil. As vencedoras da 10ª edição serão anunciadas em agosto, e a premiação será em outubro.

Lançado em 1998, o For Woman in Science, no nome em inglês, foi o primeiro prêmio mundial dedicado exclusivamente às cientistas mulheres, laureando cinco pesquisadoras – uma por continente – por ano, sendo que seis anos contemplaram pesquisadoras brasileiras, totalizando 87 cientistas em 17 anos de vida, incluindo duas vencedoras do Prêmio Nobel.

As brasileiras que já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência do prêmio internacional são Mayana Zatz (Genética – USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia – UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física – UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica – USP), em 2009; Marcia Barbosa (Física – UFRGS), em 2013 e Thaisa Bergmann, (Física e Astronomia –UFRGS), em 2015.

 Para acessar o regulamento do Prêmio, acesse: http://goo.gl/XlZT2v

Para se inscrever, acesse: http://bit.ly/1HBdM0A


Da Redação com informações da Assessoria de Comunicação da ABC