ANPG assume cadeira no Conselho Nacional de Saúde

carteira de estudante

7cf6fdf5-89ee-4126-b1ff-b77a0e7891a5
Manuela Matias, vice-presidente da ANPG

No dia 13 de dezembro de 2018, a ANPG, representada pela sua vice-presidente Manuela Matias, assumiu em composição com a UNE e o DENEM (entidade representativa dos estudantes de Medicina) uma cadeira no Conselho Nacional de Saúde.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS)é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) de caráter permanente e deliberativo e tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. “Este é o maior espaço de deliberação e de participação da sociedade para o controle do Sistema único de Saúde (SUS). É por aqui que passam todas as políticas de saúde que vão ser implementadas no cotidiano da saúde brasileira. Por isso este é um momento de grande felicidade para nós estudantes que poderemos participar destas decisões”, disse Matias.
A posse da Gestão 2019-2021 composta por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, aconteceu em Brasília no Ministério da Saúde.
“O Conselho Nacional de Saúde tem um protagonismo muito forte nela discussão da pesquisa em saúde da participação da gestão e a participação social. É essencial que os estudantes de pós-graduação estejam fiscalizando e participando de todo esse processo”, explicou a vice presidente da ANPG.
Importante ressaltar que é competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.