ANPG comemora 25 anos com Ato durante a 63ª Reunião Anual da SBPC em Goiânia

carteira de estudante

Um ato político marcou as comemorações pelos 25 anos da Associação Nacional de Pós-Graduandos, durante a 63ª Reunião Anual da SBPC, em Goiânia.

Na última quinta-feira reuniram-se no Auditório da Biblioteca  do Campus Samambaia da UFG os ex-presidentes e ex-diretores Paolo Livotto (1986-1987), José Adolfo de Almeida Neto (1987-1988), Harrison Alexandre Targino (1992-1993), Roberto Muniz Barreto de Carvalho (1993-1994), Roberto Germano Costa (1994-1995), Fábio Palácio de Azevedo (1998), Antônio Francisco Cruz Arapiraca (2004-2005), Elisa de Campos Borges (2005-2006), Allan Aroni (2007-2008) e Amália Catharina Santos Cruz (2008-2010). Diversas instituições enviaram representantes como o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), a Fundação Maurício Grabois (FMG), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (CENAPET). A presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, foi saudada pela presidente da SBPC, Helena Nader, que se disse “muito feliz em receber a ANPG como 99ª entidade científica filiada à SBPC.  E ainda por cima sob a gestão de uma mulher.” 

Helena Nader, presidente da SBPC, fala no Ato em comemoração aos 25 anos da ANPG. Ao seu lado o 2º Diretor de Relações Institucionais da ANPG, João Azuma. Foto: Eleonora Rigotti.

Outras entidades e insituições, diretores e ex-diretores que não puderam estar presentes enviaram felicitações que foram lidas no plenário. As entidades foram : Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa – (FOPROP), Central Única dos Trabalhadores  (CUT), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP) e o Ministério da Saúde. E os ex-diretores, Denise Maria Zancan (sócia- fundadora), Thereza Galvão da Silva (1986-1987), Carlos Alberto Saraiva Gonçalves (1988), Soraya Soubhi Smaili (1989), José Medeiros da Silva (1995), Divinomar Severino (1998), Maria Luiza Nogueira Rangel (2006-2007) e Hugo Valadares (2008-2010).

 Entre elas, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), que no mesmo momento, em ocasião do 52º Congresso da UNE que também acontecia em Goiânia, participavam de ato com a presença do ex-presidente Lula.

Os diretores da atual gestão tiveram a oportunidade de conhecer mais da história da entidade através das pessoas que construíram a ANPG desde a sua fundação. Foi, sem dúvida, uma experiência única de podermos conhecer e conversar com pessoas tão importantes para a história da ANPG e do país, declararam os diretores.

Momentos marcantes foram lembrados, como o envio de milhares de aerogramas à presidência da República em 1999, exigindo a saída do então  Ministro da Ciência e Tecnologia  Luiz Carlos Gonçalves Bresser-Pereira. Paolo Livotto também recordou o debate que se instalava à época acerca do caráter profissional, mas não sindical, da defesa dos pós-graduandos pela ANPG.

Harrisson Alexandre Targino (gestão 1992-1993), Elisângela Lizardo (atual presidente da ANPG) e Paolo Livotto (gestão 1986-1987). Foto: Eleonora Rigotti.

Roberto Muniz Barreto de Carvalho, que hoje  é chefe do Serviço de Documentação e Acervo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reafirmou que seu compromisso, como ex-diretor da ANPG continua firme em relação à vaga da ANPG no Conselho Deliberativo do CNPq, conquistada na gestão do Ministro Sérgio Cardoso mas que não foi mantida por Aloisio Mercadante.

“Comemorar os 25 anos da ANPG na presença de pessoas tão importantes para a ANPG não poderia ter sido melhor. Foi também uma maneira de recuperar a memória da entidade. São nesses momentos que olhamos para o lado e vemos que não estamos sós”, disse Elisângela ao final do ato.

Elisângela Lizardo, José Adolfo de Almeida Neto (gestão 1987-1988) e Paolo Livotto. Foto: Eleonora Rigotti.

Uma confraternização com direito a bolo e velinha de 25 anos encerrou a atividade e a participação da ANPG na 63ª RA da SBPC.

 

Leia mais sobre a participação da ANPG na 63ª RA da SBPC

Veja aqui as fotos do Ato de 25 anos da ANPG

 

 Da Redação.