ANPG participa com demais entidades científicas da Marcha para a Ciência no dia 12 de julho

carteira de estudante

3dc28e9f-fea7-4603-85ed-6d2bea3d603a
No dia 12 de julho acontecerá a Marcha para a Ciência no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília. O evento, que será aberto ao público, debaterá a atual situação da ciência no Brasil, além de comemorar os 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC. A ANPG estará presente e também comemorará seus 32 anos de existência e levantará mais uma vez a bandeira em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação Brasilseira, que nos últimos três anos sofre com o descaso e a falta de investimentos do Governo Federal.
32 anos de luta em defesa das pós-graduandas e pós-graduandos e da Ciência brasileira
A Associação Nacional dos Pós-Graduandos, ANPG, comemora no dia 12 de julho 32 anos de existência. Registrada em julho de 1986, a entidade é fruto da organização do Movimento Nacional de Pós-Graduandos (MNPG) e ao longo de sua história, vem travando lutas por mais direitos para os pós-graduandos, além da defesa intransigente de um projeto nacional que valorize a Ciência e Tecnologia (C &T) no país.
“Estamos diante de uma encruzilhada histórica no país. Neste ano, será possível decidir se o Brasil seguirá no rumo do apronfudamento deste projeto neoliberal que está desmontando a Ciência nacional ou se dará uma nova guinada e retomará o projeto nacional, no qual a Ciência está no centro, pautada pela valorização dos pesquisadores e pós-graduandos”, explica Flávia Calé, presidenta da ANPG.
A presidenta também fala do principal mote que move a ANPG nestes seus 32 anos de história: “É um desejo insistente que não permite nos furtarmos da responsabilidade histórica que temos com a sociedade brasileira na defesa intransigente da soberania do país e de nossas instituições. E que fazem com que mais uma vez na história da ANPG, a entidade filha da abertura democrática, se veja tendo que defender a democracia e estar nas fileiras na resistência aos retrocessos diários impostos por um governo e um Congresso Nacional que possui um projeto político de voltar ao passado, tolhendo direitos sociais e trabalhistas, desmontando as universidades e centros de pesquisas públicas e todo o sistema de C, T & I”, finaliza Calé.
Serviço:
Marcha para a Ciência
12 de julho
Onde: Plenário da Câmara dos Deputados
Horário: 9h30