CONAP

O Conselho Nacional de Associações de Pós Graduandos (CONAP) é uma instância deliberativa da ANPG. Reúne as APG’s de todo o Brasil para deliberar sobre assuntos de interesse do Movimento Nacional de Pós-Graduandos.

Segundo o estatuto da ANPG, compete ao CONAP:

I – Encaminhar, conjuntamente com as diretorias Nacional e Executiva da ANPG, as deliberações do Congresso;
II – Deliberar, em segunda instância, acerca das teses, moções, adendos e propostas, desde que não conflitantes com as deliberações do Congresso;
III – Estudar e emitir pareceres sobre os trabalhos da Diretoria;
IV – Convocar, quando necessário, o Congresso extraordinário, devendo para isso contar com 2/3 do total de votos das entidades credenciadas ao Conselho;
V – Marcar data exata e local do Congresso e elaborar o Regimento Interno;
VI – Convocar, quando necessário, o novo CONAP, marcando para isso local e data para o evento;
VII – Revogar o mandato dos diretores da ANPG, garantido o amplo direito de defesa, no limite de 1/3 da diretoria, e preencher vacância na diretoria, independente da composição das chapas eleitas no CNPG.

39º CONAP

A 39ª edição aconteceu entre os dias 22 e 24 de novembro de 2014, na cidade de Ouro Preto (MG). Além de convocar o XXIV CNPG, o fórum debateu mudanças importantes no Estatuto da ANPG. O processo eleitoral para o Congresso tornou-se mais transparente e democrático e as Comissões Pró-APG passaram a ter prazo máximo de mandato para transformarem-se em APG.

Além de debater o Estatuto, o 39º CONAP debateu um importante e inédito Documento de DIreitos que pretendeu sistematizar, diante das mais diferentes realidades de pesquisa, um conjunto de direitos dos Pós Graduandos, considerando sua condição híbrida de estudante-trabalhador.

Leia o Documento de Direitos dos Pós-Graduandos