Em SP e RJ centenas de estudantes fazem ato contra o corte de bolsas

carteira de estudante

capes2-554x288

Centenas de estudantes ocuparam na tarde desta sexta-feira (3) o Vão Livre do Masp em São Paulo,  e as ruas da Cinelândia, RJ, para protestar contra os vetos na educação que comprometem as bolsas de pós-graduação e ciência em todo país no próximo ano. Mesmo debaixo de chuva, a defesa da educação pública e gratuita se fez presente em luta pelo desenvolvimento do Brasil.

Um ofício da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgado na última quarta-feira, informou a possibilidade do corte de bolsas PIBID, da Pós-Graduação,pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, fruto de um teto que seria imposto ao orçamento desse órgão.

”Sem pós-graduação não há ciência ou desenvolvimento. Não estamos aqui apenas por bolsas, mas sim porque acreditamos que contribuímos diariamente para o desenvolvimento do Brasil”, falou o diretor da Associação Nacional dos Pós-graduandos, Vínicius Souza.

A presidenta da ANPG, Flávia Calé, estava no Rio de Janeiro, e disse: “Linda a reação dos pós graduandos e pós-graduandas no dia de hoje. Os atos no Rio de Janeiro e São Paulo, convocados em menos de 24h, demonstraram nossa força e disposição de lutar contra os ataques a Universidade pública e o sistema de pesquisa nacional.
A declaração do ilegítimo Temer não pode arrefecer a luta. Queremos assegurar as bolsas e a integridade das verbas da educação e C&T. Seguiremos na luta contra qualquer corte de verbas nessas áreas nos próximos dias 10 de agosto em atos estaduais e dia 14 de agosto em Brasília, na Jornada Nacional de Lutas em defesa das Bolsas, da educação e da Ciência e tecnologia”, ressaltou.

Fonte: UNE