Há 38 acontecia o 3º Encontro Nacional de Pós-graduandos também em Salvador

carteira de estudante

1982_1
4º Encontro Nacional de Pós-graduandos, que aconteceu em 1982.

 
Entre os dias 8 e 15 de julho de 1981 aconteceu o 3º Encontro Nacional de Pós-graduandos em Salvador, durante a 33 Reunião Anual da SBPC. E este ano, 38 anos depois, o Encontro volta a acontecer na capital baiana.
A agitação em 1981 era grande no Brasil. Nesta época, as manifestações de rua voltaram a acontecer e o país passou por grandes greves de vários setores da sociedade. Tanto que em fevereiro daquele ano Luiz Inácio Lula da Silva e outros sindicalistas são condenados a três anos de prisão por incitamento à desordem coletiva. Ainda em abril acontece o Atentado no Pavilhão RioCentro, no Rio de Janeiro, no qual duas bombas explodiram e se descobriu que foi perpetrado por setores do Exército Brasileiro insatisfeitos com a abertura democrática que vinha sendo feita pelo regime. Esses fatores demonstravam que o Brasil estava passando por transições importantes para sua história e a volta da democracia estava perto.
“O início dos anos 1980 foi o momento de colher os primeiros frutos de uma reorganização do movimento operário e movimentos sociais. Após 16 anos do Golpe de 1964, a longa luta de estudantes, trabalhadores e intelectuais em defesa das liberdades democráticas obrigava a ditadura civil-militar a caminhar para a abertura. Mesmo enfrentando a repressão, é nesse período que são lançadas as bases para a criação do PT, CUT e MST, que irão dirigir as lutas da classe trabalhadora no ciclo seguinte. É momento de efervescente debate sobre a sociedade brasileira e sobre a estratégia para superar a autocracia do Estado brasileiro e os elevados níveis de desigualdade social”, explica o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG, Gabriel Colombo.
E na efervescência pela democracia acontece o 3 Encontro Nacional de Pós-graduandos, durante a 33 Reunião Anual da SBPC. Os estudantes de pós-graduação daquele período debatiam os novos rumos do movimento. Na época a Comissão Nacional Provisória de Pós-Graduação se reuniu também em São Carlos (SP) com o objetivo de identificar o perfil dos pós-graduandos e levantar novamente as principais demandas dos estudantes. Um dos obstáculos identificados foi à dificuldade estrutural de comunicação entre as APGs. Para reduzir a distância, a CNPPG  decidiu criar comissões regionais, que facilitariam a comunicação entre a comissão, sediada em São Paulo e as demais regiões do país.
Mas somente no 4º Encontro Nacional de Pós-graduandos, que aconteceu em 1982, em Campinas, foram definidas as regionais. Após 38 anos, esse sistema continua valendo e atualmente, a ANPG tem vice-presidentes regionais que ajudam encurtar as distâncias e trabalham de forma mais objetiva em cada estado.
Além da instalação de regionais, o 4º ENPG ficou marcado pelos principais temas de discussão que eram: maior representatividade dos estudantes nos colegiados de suas universidades e a vinculação da bolsa do salário do docente. Para se ter uma ideia em 1970, por exemplo, o valor da bolsa do mestrado era equivalente a 5 salários mínimos. Em 1983 o valor foi reduzido para 2 salários.
No 8 Encontro Nacional de Pós-graduandos (saiba mais aqui) esse tema volta a ser discutido. Sem reajuste desde 2013, os pós-graduandos discutirão uma forte campanha para que essa situação seja transformada. Atualmente a bolsa de mestrado é de R$ 1500 e de doutorado R$ 2200.
A presidenta da ANPG, Flávia Calé, reforça a importância do ENPG: “O Encontro representou um novo capítulo na história do MNPG, permitindo a troca de experiência entre as APGs de diversas cidades do país e iniciando conversas sobre a criação de uma entidade nacional de pós-graduandos. Até hoje, ocorreram sete edições do ENPG, todas sob a égide das reuniões anuais da SBPC: em 1980, no Rio de Janeiro; 1981 – Salvador; 1982 – Campinas; 1983 – Belém; 1984 – São Paulo; e, 1985 – Belo Horizonte. Esta será a primeira vez que o ENPG acontece junto a outros encontros estudantis, pois neste momento do Brasil é preciso que todos estejamos unidos para lutar por Educação e Ciência.”
Participe do 8 ENPG!