SBPC define programação para a sua 65° Reunião Anual

carteira de estudante

3º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG ocorre dentro da programação oficial

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acaba de definir a programação da 65ª Reunião Anual, cuja temática será “Ciência para o novo Brasil”. A reunião acontecerá entre os dias 21 e 26 de julho, em Recife. O 3º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG ocorrerá dentro da programação oficial do evento, com o tema "Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional". 

No total, a SBPC promoverá 266 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias.
 
Entre os temas que serão debatidos nas conferências, mesas-redondas e simpósios estão: Educação, ciência e tecnologia – são pilares para a inovação; Agricultura Brasileira: 40 anos de contribuição da Embrapa; Impactos das células-tronco no tratamento da insuficiência renal aguda; Amazônia Azul – A governança necessária; Novas oportunidades para a inovação em fármacos; Sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação: trajetória recente e novos desafios; e Impacto e avaliação da pesquisa.
 
Dentre as atividades preparadas pela ANPG para a reunião, incluem-se mostra científica, seminário de formação de pós-graduação em saúde, debates, conferências, oficinas, feira de ciências e apresentações culturais.
 
Um dos participantes da 65ª Reunião Anual da SBPC será o pesquisador alemão Ulrich Glasmacher, da Universidade de Heidelberg, célebre universidade alemã. Ele irá proferir, no dia 23/06, a conferência Climate change: geological and social properties.
 
Conforme a SBPC, “assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Recife tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 65ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.”
 
Junto com a 65ª Reunião Anual da SBPC, serão realizadas também a SBPC Jovem, a SBPC Cultural, a ExpoT&C e a SBPC Mirim. A SBPC Jovem é um evento com atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. A programação contará com oficinas, salas temáticas, apresentações culturais, além da Feira SBPC Jovem, para a qual foram selecionados 50 trabalhos científicos, entre os enviados por estudantes e professores do ensino básico de todo o Brasil.
 
Na SBPC Cultural serão realizadas diversas atividades culturais com foco na tradição regional. A ExpoT&C, por sua vez, é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reunirá centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

O evento contará com pavilhões climatizados onde ficarão abrigados os estandes dos expositores. A ANPG estará presente com estande na exposição, recebendo os participantes e colocando-os em contato com os diretores de todo país.

 
A novidade da 65ª Reunião Anual é a SBPC Mirim, um espaço para a realização de oficinas, contação de histórias e atividades de iniciação à pesquisa, só para crianças. Confira aqui a programação completa.