Sociedade científica lança manifesto contra extinção do MCTI

carteira de estudante
A comunidade acadêmica e científica vem resistindo à extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que toma a forma de fusão com o Ministério das Comunicações (MiniCom). Considerando as atuais manifestações, com atos e campanha, como o #VoltaMCTI (https://www.youtube.com/watch?v=qOtlwFY5Bko)  da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG),  diversas instituições e personalidades ligadas à universidade e ao sistema de C,T&I contrárias à medida com intuito de expressar uma posição unificada organizam um manifesto “Em defesa da Ciência e da Nação – Manifesto contra a extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”. O documento coletivo surge de reuniões regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Rio de Janeiro, das atividades realizadas pelo Movimento Nacional de Pós-Graduandos que compõem a ANPG, da Fundação Maurício Grabois, da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico PROIFES) e da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), entre outras instituições, com intuito de aglutinar mais apoiadores e signatários através de adesões, numa demonstração da pujança acadêmica e científica contra o desmonte do sistema e das políticas de C,T&I no Brasil. Além deste manifesto, as entidades listadas estão organizando o ato unificado intitulado “Fica MCTI! Em defesa da democracia, da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, que ocorrerá durante a 68ª Reunião Anual da SBPC, em Porto Seguro, Bahia, no dia 05 de julho, às 18h.

O endereço eletrônico que está reunindo novos integrantes do Manifesto é o: [email protected], basta enviar um e-mail para [email protected] com o nome e sigla da instituição e um contato do responsável ou com o nome e instituição da pessoa física.

No site da ANPG você poderá encontrar mais informações sobre o ato durante a SBPC: https://www.anpg.org.br/.

Assine, participe, divulgue e colabore na aglutinação para maior número de adesões. O manifesto terá grande circulação já na reunião da SBPC

Leia o manifesto na íntegra clicando AQUI