1º Encontro Peri de Filosofia reúne professores e pesquisadores de 12 universidades do país na UFSC

carteira de estudante

A revista Peri de Filosofia promove entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro o 1º Encontro Peri de Filosofia, com apoio do Departamento de Filosofia da UFSC. O objetivo é promover a publicação em nível nacional e fazer um evento que, assim como a revista, inclua todas as áreas da filosofia.

“O evento é fundamental para a divulgação da revista e para o curso de Filosofia em geral, pois este é o primeiro encontro nacional que os alunos da graduação e pós-graduação em Filosofia da UFSC organizam. Importante também para a divulgação do debate filosófico para a comunidade universitária”, afirma Priscilla Aguiar Sena de Miranda, uma das organizadoras do evento e editora da revista Peri.

Serão oferecidos seis minicursos: “A filosofia kantiana da história”, “Constituição e democracia”, “A mercadoria, introdução ao Capital de Karl Marx”, “A construção dos conjuntos numéricos em Zermelo-Fraenkel”, “Nietzsche e Wittgenstein: reflexões e convergências” e “Husserl e a tradição fenomenológica”.

No período na manhã, do dia 1º ao dia 4 de setembro, serão ministrados os minicursos. Nas tardes do dia 31 agosto a 4 de setembro haverá apresentação de 50 comunicações – trabalhos apresentados por alunos, com 20 minutos de apresentação e 10 minutos de debate – e no período noturno haverá palestras dos professores do Departamento de Filosofia. A programação completa será disponibilizada até o fim da semana no blog do evento. Os minicursos serão ministrados no auditório, mini-auditório e em núcleos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED).

O evento contará com a presença de participantes de 12 universidades brasileiras. Os ministrantes dos minicursos fazem parte do departamento de pós-graduação em Filosofia da UFSC, com exceção de Daiane Martins Rocha e Renato Nunes Bittencourt, que fazem parte da pós-graduação em Filosofia da UFRJ. Das 50 comunicações que serão apresentadas no encontro, 23 são de integrantes de outras instituições como UFRJ, PUC-PR, PUC-RS, UFOP, UFMG, UNIOSTE e UFCE.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 23 de agosto. Basta enviar o nome completo para o e-mail: [email protected]. As inscrições para os minicursos devem ser feitas pelo mesmo e-mail com nome completo e nome do minicurso que deseja participar.

A Peri é uma publicação on-line dos alunos de pós-graduação em Filosofia da UFSC. Foi criada no final do 2º semestre do ano passado, mas sua primeira edição foi publicada em julho de 2009. O nome Peri significa em grego "sobre o que", "ao redor de" e é também uma referência a Florianópolis através da Lagoa do Peri. A revista é aberta para a publicação de alunos de graduação, pós-graduação e professores de filosofia de todo território nacional e publica artigos, resenhas e traduções de qualquer área da filosofia. O site da publicação é www.nexos.ufsc.br/index.php/peri

MINICURSOS
1 – A filosofia kantiana da história
Ministrante: Joel Thiago Klein

Objetivos: Apresentar e discutir a filosofia kantiana da história e sua relação com o restante da filosofia crítico-transcendental. Analisar os pressupostos teóricos e teleológicos de uma História universal; discutir os pressupostos práticos da filosofia da história; apresentar as relações existentes entre o projeto da Aufklärung e as concepções políticas que se estabelecem no horizonte de uma perspectiva de progresso histórico e argumentar sobre os motivos de Kant ter se lançado na empresa de defender o projeto de uma História universal.

2 – Constituição e democracia

Ministrantes: Cristina Foroni Consani e Priscilla Aguiar Sena de Miranda

Objetivos: Analisar e debater uma tensão presente no constitucionalismo moderno desde a sua origem, qual seja: a relação entre Constituição e Democracia ou, ainda, entre a Política e o Direito. Este problema será analisado primeiramente a partir da gênese da discussão na Filosofia Política Moderna e num segundo momento centrar-se-á na Filosofia Constitucional Contemporânea.

3 – A mercadoria, introdução a O Capital de Karl Marx
Ministrante: Amaro Fleck
Objetivos: Analisar o primeiro capítulo de O Capital, intitulado a mercadoria, capítulo chave uma vez que aí se apresentam as principais categorias da obra (mercadoria, bens, valor, valor-de-uso, valor-de-troca, trabalho concreto, trabalho abstrato, tempo socialmente necessário, fetichismo da mercadoria). Este capítulo é o mais conceitual do livro e serve como introdução – ao menos no sentido de que, sendo bem compreendido, facilita a leitura do restante da obra.

4 – A construção dos conjuntos numéricos em Zermelo-Fraenkel
Ministrantes: Fernando T. F. Moraes e Jonas R. B. Arenhart
Objetivos: Apresentar, ainda que sem nos aprofundarmos em todos os tópicos, uma das várias maneiras através das quais é possível construir, na teoria de conjuntos Zermelo-Fraenkel, coleções que representem os números naturais, números inteiros, números racionais e números reais. Apresentar as definições das operações usuais sobre estes conjuntos, e também mostrar como algumas de suas propriedades podem ser demonstradas.

5 – Nietzsche e Wittgenstein: reflexões e convergências
Ministrantes: Renato Nunes Bittencourt e Daiane Martins Rocha
Objetivos: Demonstrar possíveis convergências axiológicas entre os escritos de Nietzsche e Wittgenstein. Examinar as contribuições desses autores à discussão filosófica acerca de temas como ética/moral normativa, linguagem, ética e estética, explorando ainda o debate a respeito do progresso e da visão cientificista de mundo.

6 – Husserl e a tradição fenomenolócia

Ministrantes: Elizia Cristina Ferreira, Luis Felipe Netto Lauer e Vanessa Furtado Fontana

Objetivos: Introdução aos principais conceitos da fenomenologia de Edmund Husserl e seus herdeiros, Merleau-Ponty, Jean-Paul Sartre, Martin Heidegger. Exposição das teses gerais com recuperação dos conceitos em obras específicas. Enfoque de análise das obras principais e mais conhecidas, com objetivo geral de elucidar e discutir tais teses. Discutir o que é a fenomenologia, quais as críticas e modificações exigidas entre os adeptos.

Mais informações no blog do evento: www.encontroperideflosofia.blogspot.com