Formada primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE

carteira de estudante
A Associação de Pós-Graduandos da UFPE saúda Andréa Roges, Anna Karla Borba, Camila Barbosa, Elaine da Silva, Karenina Elice Carvalho, Patrícia Cabral, Raphaela do Nascimento, Roberta Ramos e Selene Vasconcelos pela conclusão do curso de Mestrado em Enfermagem. A solenidade de aposição da placa aconteceu no dia 25 de setembro, às 14h, no auditório Joana Araújo da Rocha Barros, Hospital das Clínicas. Diversas cartas de homenagem foram partilhadas na abertura, manifestando a alegria pela formação das primeiras mestras do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE. 
 

Clique na imagem para ampliar 

 
 
Com muito entusiasmo, a mestra Selene Vasconcelos fez a leitura de uma mensagem da turma, agradecendo a todos que caminharam e contribuíram na construção do curso. A mensagem proferida por Selene também apontou o papel das mestras: “Acreditamos que nosso sonho de construir o saber científico, aprender a enxergar os fenômenos da vida diária como uma oportunidade de pesquisa, aprender a pensar e repensar nossa prática assistencial e nossa forma de ensinar, vai além de um sonho pessoal, ele transcende”.   Sobre a infinitude do processo formativo e emocionando a todos, Selene afirma: “Olhando para trás, percebemos que ser mestre é, antes de mais nada, ter a inquietude e a certeza de que é preciso ir além. É ensinar e aprender num processo continuo já que o conhecimento cientifico nunca se esgota e que nunca saberemos o suficiente. Ser mestre também é ter a consciência da importância da articulação entre assistência, ensino e pesquisa direcionada à promoção da saúde, por meio da educação em saúde. É ter a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da enfermagem enquanto ciência”.
 
A turma 2010/2012 “Professora Cleide Maria Pontes” homenageou a coordenadora do programa. 
 
Clique na imagem para ampliar 
 
Na mensagem pronunciada pela professora Cleide, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ressalta que as mestras fazem parte da sua história e representam o êxito das lutas para a criação do curso, fundado em 25 de março de 2010. Para todos os membros do programa, as pós-graduadas são “agentes de transformação da assistência à saúde”, com capacidade de aliar o ensino, a pesquisa e a extensão. No encerramento da mensagem, a professora convida as primeiras mestras a continuar sendo estudantes da UFPE, por suas contribuições no fortalecimento do mestrado e no sonho do doutorado em enfermagem, este que será concretizado em breve.
 
De Hercília Melo, APG/UFPE