ANPG defende o direito democrático da FIOCRUZ em eleger seu presidente

carteira de estudante

fiocruz
Crédito: wiki_commons

A Fundação Oswaldo Cruz, com 116 anos de dedicação à ciência e saúde em prol da população brasileira, recentemente finalizou um intenso processo democrático, de escolha de candidatos à presidência da instituição, nos termos de seu Estatuto. A taxa de comparecimento às urnas foi de 82,1% (4415 servidores), e apresentou o seguinte resultado: em primeiro lugar, a dra. Nísia Verônica Trindade Lima, que obteve 2.556 votos; em segundo lugar, a dra. Tania Cremonini de Araújo-Jorge, que obteve 1.695 votos.
Agora, de acordo, com o Jornal O Globo, o presidente Michel Temer, indicou que Tania Cremonini de Araújo-Jorge, será a nova presidente da Fundação e que sua nomeação seria publicada nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro (leia aqui).
A ANPG protesta contra essa atitude arbitraria e antidemocrática. “ A FIOCRUZ hoje é sem dúvida nenhuma uma das melhores e mais reconhecidas instituições que fazem pesquisas na área de saúde em nosso país. Ela tem uma tradição democrática e já sofreu na Ditadura com o Massacre de Manguinhos, no qual grandes nomes foram caçados pelo comando militar e hoje, no meio desse Governo ilegítimo de Michel Temer, que retira direitos dos trabalhadores, que corta da educação e da saúde e que quer dificultar a aposentadoria, a FIOCRUZ tem um novo ataque a sua democracia interna, onde quem foi eleito com mais de 60% dos votos corre o risco de não ser nomeado. Não podemos aceitar algo desse tipo! E essa é a prova que este governo é avesso a democracia e aos estados democráticos que já foram criados nas diversas instituições”, afirma o Diretor de Saúde da ANPG, Dalmare Anderson Bezerra de Oliveira Sá.
A FIOCRUZ também protestou e enviou hoje uma carta ao presidente Michel Temer e a sociedade brasileira na qual solicita que candidata mais votada assuma presidência da instituição. Leia a carta na íntegra:
Carta ao presidente Michel Temer e à sociedade brasileira
A Fundação Oswaldo Cruz, com 116 anos de dedicação à ciência e saúde em prol da população brasileira, recentemente finalizou um intenso processo democrático, de escolha de candidatos à presidência da instituição, nos termos de seu Estatuto. A taxa de comparecimento às urnas foi de 82,1% (4415 servidores), e apresentou o seguinte resultado: em primeiro lugar, a dra. Nísia Verônica Trindade Lima, que obteve 2.556 votos; em segundo lugar, a dra. Tania Cremonini de Araújo-Jorge, que obteve 1.695 votos. O resultado da eleição foi homologado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz e encaminhado à Sua Excelência o Ministro de Estado da Saúde Ricardo Barros na expectativa do referendo ao resultado do pleito, e à decisão e nomeação de Nísia Verônica Trindade Lima, vencedora das eleições, como presidente da Fiocruz.  A comunidade da Fiocruz, com apoio de Instituições Científicas Nacionais e Internacionais, espera que a candidata mais votada, com maioria expressiva dos votos, como tem sido a tradição da Fundação, assuma a Presidência da Fiocruz.
Devemos preservar o processo de gestão democrática e participativa da Fiocruz, tão duramente conquistado e construído por nossas instituições de ensino e pesquisa e que tem sido fundamental para tornar a Fundação Oswaldo Cruz referência na área de ciência e tecnologia nacional e internacionalmente. Tal processo, levando-se em consideração a história da Fundação, tem sido decisivo para uma condução equilibrada e eficaz da instituição, o que tem permitido alcançar resultados de destaque na promoção da saúde: a inauguração do Centro Henrique Penna – Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnósticos, que aumenta o fornecimento de produtos para o SUS; a eleição da pesquisadora Celina Turchi, como uma das dez personalidades do ano na ciência mundial pela revista britânica Nature, por seu trabalho para o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a microcefalia em bebês; o registro de teste para zika, dengue e chikungunya, primeiro do país com a chancela da Anvisa; o escalonamento do projeto Eliminar a Dengue (Wolbachia) com mais bairros em Niterói (RJ), entre outros.
O acatamento do nome da dra. Nísia Verônica Trindade Lima como presidente da Fiocruz representa proteger a Fundação, como instituição estratégica de pesquisa, pela sua inegável contribuição para a saúde pública do Brasil. Segundo o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, “a comunidade da Fundação espera que o presidente Michel Temer reflita sobre essa decisão tão séria, que poderá pacificar a instituição, dando tranquilidade para que a Fundação continue desempenhando seu papel em favor da saúde do povo brasileiro”.
Fiocruz