Mudança no calendário do Programa de Doutorado Sanduíche preocupa pesquisadores

carteira de estudante

calendar-date-time-month-week-planning-paper-1
Crédito: visual.hunt

No último dia 21 de dezembro, os pós-graduandos que participaram do edital 19/2016 referente ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior foram surpreendidos por uma mudança no calendário feito pelo Capes: o início marcado para março/2017 foi transferido para abril/2017.
Esta não é uma simples mudança de meses. Essa alteração afeta todo o planejamento dos doutorandos, que foi feito a partir de um cronograma de estudos e outras variáveis. E o Capes, ao impor, essa prorrogação, desconsiderou toda a programação feita pelos candidatos.
Em alguns casos, a alteração da data pode até mesmo impedir a pesquisa, comprometer o término do doutorado, não estar de acordo com a Instituição no exterior e modificar o planejamento pessoal do doutorando.
Com tudo isso, os Doutorandos, candidatos do PDSE, edital 19/2016, escreveram uma carta ao Capes na qual reivindicam, entre outras coisas, a revisão da última retificação no edital 19/2016, de modo que os candidatos que estavam programados para iniciar a sua pesquisa em março/2017 não sejam prejudicados.
A ANPG se posiciona a favor dos doutorandos e repercute a carta e também pede esclarecimentos ao Capes.
Leia a carta completa: doutorados_janeiro