O que é MBA e como funciona?

MBA é uma modalidade de pós-graduação lato sensu com foco em negócios. Master of Business Administration é o significado da sigla que, para o português é algo como “mestre em negócios administrativos”. Apesar do nome conter “mestre”, ao terminar o curso de MBA o profissional não se forma como mestre, sendo esse título apenas concedido aos cursos de mestrado. Quer entender como um MBA pode impulsionar sua carreira? Então continue lendo o artigo!

De onde veio o curso MBA?

O MBA tem origem anglo-saxã (Estados Unidos e Reino Unido) onde há grande ênfase à Administração de Empresas. Nesses países, o curso é destinado a profissionais que já são especialistas, e que buscam, no MBA, um maior refinamento em suas capacidades de gestão. O termo MBA foi muito difundido nos EUA no cenário internacional e nos últimos 10 anos se tornou muito conhecido no Brasil e bastante procurado por profissionais da área de gestão.

Nos EUA, o MBA funciona de forma diferente do Brasil, o curso contém um amplo programa e é voltado para a especialização em diversos setores. Mas também voltado para profissionais com boa experiência nesta área. Nesses moldes, o MBA confere ao formado o título de mestre em administração de empresas.

Quais áreas possuem pós MBA?

Há também MBAs nas áreas da saúde, marketing, agronegócio e tecnologia da informação. Em todo caso, conhecimentos e princípios da Administração são os pilares necessários à estrutura do curso.

O MBA é muito procurado entre profissionais que trabalham com a gestão de negócios e de empresas. A grade curricular é bem diversificada, o que possibilita ao aluno o direcionamento em disciplinas que mais se adequam à trajetórias profissional visada, Sendo também muito procurado por executivos, empresários e gestores.

Ele é o curso ideal para quem gosta de estudar os assuntos mais práticos e que tenham ligação direta com sua profissão

Duração do curso e carga horária.

Para ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deve ter duração mínima de 360 horas-aula. A Associação Nacional de MBA (Anamba) classifica os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de 480 horas-aula como “padrão global”.

A fim de não atrapalhar a rotina de trabalho, as aulas costumam acontecer aos sábados ou em alguns dias úteis à noite. Além disso, as aulas à distância no curso presencial não devem exceder 20% da carga horária.

Quais instituições de ensino oferecem o curso de MBA?

No Brasil os cursos de MBA mais relevantes são oferecidos por instituições privadas de ensino, que se localizam nas principais capitais do país. Porém, universidades públicas como federais e estaduais também oferecem excelentes cursos de MBA.

Apesar de existir MBA à distância e este ter o mesmo valor do presencial, um elemento muito importante nesse curso é o networking e isso só é feito de maneira eficiente no modelo presencial. O network é importante por reunir profissionais de altos cargos e de diferentes áreas. Isso é muito benéfico para estabelecer conexões e fazer contatos.

Como é o método de seleção

A seleção é minuciosa e prioriza profissionais de áreas que tenham afinidade com as matérias do curso e que sejam relevantes dentro de suas áreas de atuação. Também é feita a análise de currículo com atenção à carreira do profissional no mercado de trabalho.

Além disso, também pode ser promovido debates sobre situações reais de mercado. Dessa forma, os profissionais que formam a turma levam seus conhecimentos e promovem uma troca necessária para o crescimento de todos.

Para quem é indicado

Para que o corpo discente seja mais experiente e maduro, e possa assim; promover trocas saudáveis de conhecimento, é exigido que os alunos tenham um considerado tempo de experiência no mercado de trabalho. Assim todos conseguem acompanhar o raciocínio crítico das questões de mercado enfrentadas no dia a dia; e são portanto, aptos a discutir os problemas e buscar soluções.

Alguns MBAs podem exigir que o candidato comprove um tempo mínimo de experiência no mercado, Ou ainda que atue em algum cargo gerencial ou de direção. MBAs com o selo “padrão global”, segundo Anamba, ainda exigem três anos ou mais de atuação no mercado.

“Como os MBAs são um fórum de discussão entre professores e alunos, o profissional recém-formado não tem bagagem suficiente para aproveitar e fazer contribuições relevantes em classe”, explica Armando Dal Colletto, da Anamba

O direcionamento principal dos cursos de MBA são para profissionais de Administração, porém, hoje em dia, existem cursos de MBA que focam em áreas conexas. Entre elas, foco em Gestão de Pessoas por exemplo. Na área de Engenharia, MBAs podem possuir foco em Engenharia de Produção e Sistemas, Automação e Qualidade Industrial por exemplo.

Como funcionam as aulas

Os orientadores contam com ferramentas de gestão em suas aulas e, junto dos alunos, buscam soluções para problemas das empresas e estudam os cases

Para quem pretende alçar cargos de gestão, um MBA é o melhor caminho. A formação ensinará a lidar com situações que envolvem liderança e tomada de grandes decisões, formando você um gestor orientado a resultados.

Trabalho de conclusão e certificado

As instituições exigem uma monografia de conclusão. A Anamba recomenda que essa dissertação seja feita individualmente e com a orientação de um professor. E ela deve ser sobre algum aspecto abordado no curso e relacionado ao trabalho do aluno. Ao completar o curso, o aluno recebe o título de especialista e um certificado.

Esperamos que esse artigo tenha sanado todas as suas dúvidas. Desejamos sorte na sua carreira profissional!