Andifes elege nova diretoria

carteira de estudante

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu na quarta-feira (01), a nova mesa diretora que será presidida pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Edilson Maneschy. A eleição e posse aconteceram durante a 103ª reunião extraordinária do Conselho Pleno e contou com a participação de 56 reitores associados à Andifes.

 
A mesa diretora eleita cumprirá o mandato de um ano e é composta, além do presidente, do 1º vice-presidente, reitor Edward Madureira Brasil, da Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo como suplente a reitora Ângela Maria Paiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O segundo vice-presidente é o reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Paulo Márcio Silva, que tem como suplente o reitor Felipe Martins Müller, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
 
Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Andifes, o reitor Carlos Maneschy afirmou que espera conduzir a Associação à altura da responsabilidade que ela possui, e preservar seu papel de protagonista conquistado ao longo dos anos. “Mantendo a unidade em nossa instituição daremos continuidade à política adotada pelos dirigentes da Andifes. Nestes moldes iremos atuar pela preservação da autonomia universitária e efetividades do Programa de Extensão Excelência e Internacionalização”, disse. 
 
Para o presidente, o atual momento vivido pelas Universidades Federais em greve exige equilíbrio no diálogo e nas ações para evitar desdobramentos que prejudiquem ainda mais o funcionamento das universidades. Segundo Carlos Maneschy, além da greve, é necessário concentrar os trabalhos emergenciais no fechamento do orçamento de 2013, que terá novo modelo proposto pela Andifes, mas que ainda não há conhecimento do valor do reajuste para o próximo ano.  
                      
Currículo
 
O Magnífico reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy, é professor titular da UFPA, onde se graduou como engenheiro mecânico em 1977. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor e pós-doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Pittsburgh, Carlos Maneschy é também bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Fonte: Portal Andifes