Marcio Pochmann deixa o Ipea. Assume a presidência Vanessa Petrelli

carteira de estudante

A diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Vanessa Petrelli Corrêa, responde interinamente, desde sexta-feira (1), pela presidência do instituto. A portaria foi publicada também nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU).

A saída do então presidente, Marcio Pochmann ocorre em decorrência de sua pré-candidatura à prefeitura de Campinas. Na tarde desta segunda o Ipea publicou em seu sítio a carta-despedida de Pochmann.

Vanessa Petrelli Corrêa, nova presidenta do Ipea.
Marcio Pochmann, durante abertura do 23º CNPG.

Durante o 23º CNPG ele esteve presente na conferência de abertura. Na ocasião, afirmou que o atual modelo de ensino prioriza a fragmentação do conhecimento, o que “é cada vez mais alienante e dificulta o conhecimento de um todo”. Além disso, para o pesquisador, as condições para os estudantes são precárias. “A maior parte dos jovens que estudam no Brasil trabalha pelo menos oito horas por dia. Uma pesquisa feita pelos institutos de ensino pressupõe que os estudantes leem menos de cinco livros por ano. Educação não é uma fábrica de salsicha, precisa de cuidado”, protestou Pochmann, muito aplaudido pelos estudantes presentes.

Em sua gestão o Ipea ampliou o raio de atuação, abriu-se para áreas além da economia, aumentou o leque de trabalhos e passou a assessorar não apenas o governo federal, mas também administrações estaduais e municipais, além de fornecer subsídios a entidades da sociedade civil e aos poderes Legislativo e Judiciário.

Com pouco mais de seiscentos pesquisadores, é uma das maiores instituições de pesquisa na América Latina. Possui uma representação em Caracas e em breve terá outras na Argentina e no Paraguai.

Biografia

Vanessa Petrelli Corrêa é graduada em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui mestrado na mesma área pela Universidade de Brasília (UNB) e é doutora em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Petrelli é professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde ocupou os cargos de coordenadora do curso de graduação em economia e do programa de pós-graduação na mesma área. Ela possui experiência em Economia, com ênfase em Macroeconomia, Finanças Internacionais e Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil.

Vanessa Petrelli atua principalmente nos temas de determinação dos juros, dinâmica dos fluxos de capitais, sistema financeiro nacional, mercado de capitais, financiamento público, distribuição regional de recursos e financiamento agrícola. Ela também é consultora do Ministério da Educação (MEC) e foi presidente de várias comissões de autorização e reconhecimento de cursos de graduação em economia.

Antes de se tornar diretora dos Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, cargo que ocupava desde abril do ano passado, ela foi pesquisadora visitante do instituto.

 

Da Redação com informações de agências.