APG da UnB elege nova diretoria

carteira de estudante
Membros da antiga e da nova gestão. A diretora da ANPG, Tamara Naiz (de branco), acompanhou a assembleia. Foto: APG UnB

Na última quarta (27) ocorreu a Assembleia Geral dos Estudantes de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB). Foi discutido um texto base com propostas apresentadas pela chapa que irá assumir a próxima gestão da entidade.

Membros da antiga gestão afirmaram que pela primeira vez um grupo se organiza para a disputa da entidade apresentando um texto para a discussão em assembleia. A assembleia contou com cerca de 30 estudantes de diversos programas de pós-graduação.

A discussão política foi bastante viva, inclusive com algumas polêmicas. Mas no final foi aprovado apoio à greve dos professores e estudantes da graduação e a defesa da paridade. Também foi aprovada uma série de propostas para reestruturação da APG em contato com a base de estudantes com a criação de um Conselho de Entidades de Base, além de definir a necessidade de uma política de independência financeira. Outra importante proposta aprovada foi a construção de um seminário sobre a Ditadura Militar, buscando abrir os arquivos da UnB. Três estudantes da UnB, Honestino Guimarães, Paulo de Tarso e Ieda Delgado desapareceram durante o regime. A nossa entidade terá o nome desta última como homenagem a uma vítima do regime militar. A entidade participará da campanha “Pela punição aos crimes da ditadura”.

Campanha de Bolsas

A nova gestão se comprometeu a fortalecer a luta com o conjunto das entidades estudantis. A primeira atividade é a Caravana em Brasília, em conjunto com a ANPG.

A chapa eleita é bastante representativa, conta com 16 estudantes de 12 programas distintos. A nova diretoria se mostrou comprometida com as lutas históricas dos estudantes e com uma proposta política definida contra os cortes no orçamento público e exigindo da presidenta Dilma Rousseff outra política para atender a demanda dos professores federais em greve e o atendimento das reivindicações dos estudantes.

Texto de Marcius Siddartha, membro da nova gestão da APG UnB.