Como criar uma APG: passo-a-passo

carteira de estudante

1- Organizar uma reunião com todos os pós-graduandos interessados para discutir a formação da APG, seus objetivos e os passos a serem seguidos. O ideal é fazer uma boa divulgação via e-mail e cartaz.

 

2- Durante a reunião forme uma comissão pró-APG, que divulgará as idéias debatidas, a proposta de estatuto. Essa comissão deve explicar para que serve a APG, a necessidade dos pós-graduandos se organizarem. Podem até marcar outras reuniões com mais pessoas para discutir. Sendo assim, é preciso marcar uma Assembléia Geral com os pós-graduandos.

 

3- Na Assembléia Geral, eleja uma mesa para dirigir os trabalhos. A pauta é única: Fundação da Associação dos Pós-Graduandos. A Assembléia Geral pode tanto marcar a data das eleições elegendo uma comissão – que organizará todo o processo eleitoral, providenciará as urnas e cédulas, fará o edital de convocação das eleições e irá divulgá-lo, receberá a inscrição das chapas, etc. – quanto poderá eleger por assembléia geral a composição da nova diretoria da APG. Ganha proposta que tiver maioria simples dos votos dos presentes. Qualquer estudante pós graduando tem direito a voz e voto.

4- Elaborar ATA DA ASSEMBLEIA, ATA DE POSSE e ATA DE ELEIÇAO DA APG relatando o que ocorreu durante todo processo.

 

5- Após as eleições, não esquecer de registrar os documentos (estatuto e ata de posse da diretoria) em cartório. Comunique a ANPG sobre a criação da APG para receber boletins, cartazes etc. Procure também outras APG`s, de outras universidades ou institutos de pesquisa, para manter intercâmbio.

 

6- Entre em contato com a ANPG para participar dos encontros, conselhos, congressos e construa o movimento de pós-graduandos de sua instituição de ensino