FAU-USP preserva história e produção acadêmica na internet

carteira de estudante
A história e a produção acadêmica em recursos audiovisuais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) estão reunidas em um acervo na internet.
 
Reprodução da capa do site Intermeios. 
O site Intermeios foi criado para reunir uma produção que começou na década de 1980, quando os primeiros equipamentos de vídeo chegaram à faculdade pelo Laboratório de Recursos Audiovisuais (LRAV). O LRAV foi estruturado como um laboratório interdepartamental para atender aos professores e alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
 
De acordo com a USP, o site oferece oportunidade de reunir em um só lugar, de maneira acessível e organizada, a produção audiovisual de uma das mais importantes faculdades de arquitetura do país.
 
“A importância desse projeto passa desde as questões mais amplas, como a democratização do acesso e do conhecimento, até de fato a formação de alunos e profissionais da área”, disse a professora Giselle Beiguelman, coordenadora do projeto juntamente com o professor Silvio Melcer Dworecki.
 
O Intermeios foi dividido em categorias, que espelham a prática de trabalhos realizada na FAU. A seção Documentários, por exemplo, reúne pesquisas de professores e grupos com temas específicos, visando à divulgação científica.
 
A seção Alunos conta, em sua maioria, com vídeos de curta duração feitos pelos estudantes, de caráter experimental e com diversidade de temas, que têm suporte técnico e orientação da equipe especializada do VideoFAU.
 
Em Palestras e Eventos estão os eventos e seminários realizados na faculdade. Há ainda o Memória FAU, seção relativa à história da vivência e do cotidiano na faculdade.
 
O Intermeios convida o público, principalmente ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários da FAU, a contribuir com a construção dessa história enviando arquivos audiovisuais e fotos relacionados à vivência universitária.
 
O contato pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 3091-4524 / 3091-4559.
 
Para mais informações, acesse: www.fau.usp.br/intermeios
 
Fonte: Agência Fapesp