ANPG mobiliza Frente Parlamentar contra a suspensão do SAC da Capes

12916381_1103460626382686_3757653096412220627_o
A ANPG entrou em contato, durante esses dois dias, com deputados da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pós-graduação, Ciência e Tecnologia. O contato se deu devido à suspensão do SAC da Capes para bolsas que estavam ociosas, segundo comunicado da agência. 
A suspensão do SAC da Capes para essas bolsas prejudicará 7 mil pós-graduandos. Entenda o caso aqui.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pós-graduação, Ciência Tecnologia foi uma conquista da ANPG e dos pós-graduandos brasileiros e foi formada em agosto passado durante a Caravana à Brasília por mais direitos em abril do ano passado.
Presidida pelo Deputado Federal Davidson Magalhães (PC do B-BA), a Frente Parlamentar vai pressionar o MEC e a Capes contra a suspensão do SAC da Capes para concessão de bolsas que, supostamente, estavam ociosas. Para o deputado é preciso marcar uma agenda com o MEC e a ANPG a fim de cobrar uma posição do MEC e resolver a situação.
Em contato com a ANPG, a Deputada Federal Alice Portugal (PC do B-BA), que é membro da Comissão de Educação e da Frente, promete mobilizar deputados de diversos partidos para cobrar posição do MEC que evite o prejuízo a 7 mil bolsistas que não receberão bolsa por causa da suspensão do SAC da Capes. No entanto, como explica a deputada, nenhuma convocação oficial ao MEC e à Capes através da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados pode ser feita porque as atividades da comissão estão suspensas devido ao rito especial da Câmara dos Deputados.
A ANPG tem tentado, há mais de um mês, uma reunião com o MEC para discutir uma série de pautas do interesse dos pós-graduandos. Porém, a agenda ainda não foi atendida. A presidenta da ANPG, Tamara Naiz, pautou a dificuldade do contexto em que estamos vivendo na penúltima reunião do Conselho Superior da Capes e pautou que bolsas não fossem cortadas. Assinalou que as bolsas devem ser prioridade e que os pós-graduandos não aceitarão nenhum corte. Há movimentações em diversas universidades brasileiras e na internet. Diversos pós-graduandos e APGs têm se manifestado e uma mobilização nacional contra a suspensão do SAC está sendo pensada.
Leia também:
“Não aceitaremos nenhum corte nas bolsas!”, diz presidenta da ANPG
CAPES: Nota de esclarecimento: bolsas no país
01/04/2016 – ANPG cobra CAPES sobre corte nas bolsas