Seja bolsista do Ipea. Saiba como!

carteira de estudante

O Instituto de Pesquisa Eonômica Aplicada (Ipea) mantém um banco de dados para a seleção de pesquisadores candidatos à concessão de Bolsa Pesquisa em estudos e projetos do Instituto, com destaque para as áreas temáticas relacionadas ao desenvolvimento nacional.

As bolsas são concedidas em diversas modalidades, de Auxiliar de Pesquisa, para candidatos matriculados em nível superior, a Doutores e pesquisadores estrangeiros, por meio do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional- PNPD.

A seleção é efetuada de acordo com os projetos que tem necessidade de contribuição de bolsistas, por meio de Chamada Pública, a qual estabelece requisitos e critérios de seleção, divulgadas na página do Ipea.

Para se candidatar o interessado deve acessar o conteúdo das Chamadas e se atender os requisitos cadastrar seu currículo e selecionar o projeto, em alguns casos é necessário que o interessado apresente proposta de projeto de como será realizado o trabalho.

Chamadas abertas: Desenvolvimento Humano e Comunicação

Começou na quarta-feira (30), o processo seletivo de 11 bolsistas para assistente de pesquisa III (mestre) e de sete bolsistas que possuam doutorado. A seleção será feita por meio de duas chamadas públicas e tem o intuito de contratar bolsistas para auxiliar o Ipea em sua missão, desenvolver pesquisas e fornecer suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e avaliação de políticas e programas de desenvolvimento.

A primeira chamada, nº 70/2012, selecionará interessados para participar do projeto “Elaboração do Novo Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil”. O objetivo desse projeto é a elaboração do Novo Atlas, abarcando todos os municípios brasileiros e, adicionalmente, calcular esse indicador para divisões espaciais das principais regiões metropolitanas do país. Serão concedidas cinco bolsas de assistente de pesquisa III e uma bolsa para doutor.

Já a segunda chamada, nº 71/2012, desenvolverá a nova edição da publicação Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil. O objeto da pesquisa são as tendências brasileiras da comunicação na primeira década do novo século e inventário do estado atual do conhecimento, em comparação com os indicadores nacionais e mundiais da economia, sociedade e cultura. O foco serão as tendências da América Latina no século XXI, com um estudo comparativo do Brasil com a situação vigente em outros países da região. Nesta chamada serão concedidas seis bolsas para doutores e seis bolsas para mestres.

Para consultar as chamadas públicas, bem como obter informações sobre o envio das candidaturas, clique aqui.

 

Da Redação.