Programa Geral de Cooperação Internacional aprova 19 projetos

carteira de estudante

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 5, resultado final da 3º chamada de 2015 e da 1º chamada de 2016 do edital do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI). No âmbito da mesma chamada, também foram publicados os resultados da 1º chamada de 2016 referentes aos Programas MATH-AmSud e STIC-AmSud. Entre novos projetos e renovações, foram aprovadas 19 iniciativas de todo o Brasil.
PGCI
O programa fomenta o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros, seleciona projetos com instituições com as quais a Capes não possui editais específicos de seleção e seleciona candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da Capes para bolsas no exterior.
MATH-AmSud e STIC-AmSud
Os programas Capes/MATH-AmSud e Capes/STIC-AmSud são iniciativas da cooperação francesa com Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai e tem como objetivo fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa no domínio da matemática (MATH) e das ciências e tecnologias da informação e da comunicação (STIC) entre sul-americanos e franceses.
O financiamento dos projetos compreende a realização de missões de pesquisa (missões de trabalho e missões de estudos) entre os grupos participantes, incluindo a realização de oficinas e/ou escolas intensivas (cursos de curta duração) que permitam a participação de professores e estudantes.
Acesse o resultado: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/05122016-Edital-2-2015-Resultado-PGCI-com-MATH-e-STIC.pdf