Casa de Oswaldo Cruz realiza 2ª Jornada de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde

carteira de estudante
 
O evento acontece de 9 a 13 de setembro, em Manguinhos, no Rio de Janeiro 

A Casa de Oswaldo Cruz (COC) realiza de 9 a 13 de setembro a 2ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. O evento tem como objetivo ampliar a troca acadêmica e o debate intelectual entre alunos do Programa de Pós-Graduação da COC, unidade da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, e de outros programas que desenvolvam pesquisas relacionadas às temáticas da história das ciências e da saúde. A Jornada acontece a cada dois anos e, em 2013, estruturou-se em conferência de abertura e mesa-redonda comemorativa dos 30 anos da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). Haverá ainda mesas temáticas nas quais os alunos apresentam e discutem seus trabalhos com professores convidados. A primeira edição foi em 2011 e fez parte das comemorações dos 10 anos de implantação do Programa de Pós-graduação da COC. A programação completa da 2ª Jornada está na página do evento: jornadappghcs.coc.fiocruz.br
 
No dia 13 de setembro, a mesa redonda "Os 30 anos da Sociedade Brasileira de História da Ciência" discute o papel da associação na institucionalização da pesquisa e do ensino em história das ciências no Brasil. A atividade faz parte do encerramento da 2ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, organizada no Prédio da Expansão (Av. Brasil, 4036, 4º andar). Na mesa, estarão a professora Márcia Regina Barros da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), que coordena o debate, Maria Amélia Dantes, também da USP; Flávio Edler, chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz, Heloisa Maria Bertol Domingues, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), e Luiz Carlos Soares, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).
 
No fim da sessão, haverá o lançamento dos livros "Uma Ciência Moderna e Imperial: a fisiologia brasileira no final do século XIX (1880-1889)", de Ana Carolina Vimieiro Gomes, e "Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)", de Érico Silva Muniz, ganhadores do Prêmio SBHC de Dissertação e Tese 2012.
 
(Assessoria de Comunicação da Casa Oswaldo Cruz)


(Jornal de Ciência)