Semana de Ciência do IFMG vence desafio do governo de Minas

carteira de estudante

Crédito: Instituto Federal de Minas Gerais

Com o maior número de eventos cadastrados na edição 2012 da Semana de Ciência e Tecnologia em Minas Gerais (164 atividades), o IFMG-Campus Ouro Preto conquistou a primeira colocação, na categoria Instituição Top Popciência, do Desafio Verde, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. A competição teve como objetivo motivar escolas, instituições e municípios a participarem da Semana, realizando eventos e ações.

A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira, dia 1º de março, na Reitoria da UFMG. A placa em homenagem ao campus foi entregue pelo secretário adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Evaldo Ferreira Vilela, ao diretor-geral do Campus Ouro Preto, Arthur Versiani, e à coordenadora de Eventos e Projetos e coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, Vânia Quintão.
 
Para o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Renato de Lima Santos, o reconhecimento por meio de premiações na área de Ciência e Tecnologia é um instrumento poderoso para motivar competências para geração de novos conhecimentos e progresso científico. “O Desafio Verde é uma iniciativa extremamente interessante nesse sentido. Parabenizo todos os premiados. Em todo estado de Minas Gerais, foram realizadas mais de 3.400 atividades.”, ressaltou. O secretário adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Evaldo Ferreira Vilela, reforçou a importância do evento para a popularização da ciência. “Se o cidadão não perceber ou não fizer uma leitura correta do que é Ciência e Tecnologia, não teremos como vivenciar a era do conhecimento”, afirmou.
 
Reconhecimento
 
“Na Semana de Ciência e Tecnologia deste ano, eu estava em dado momento no auditório do IFMG, acompanhado do ambientalista Fábio Feldmann, que assistia comigo a uma mesa redonda enquanto esperava o momento de sua conferência. Ele me disse algo mais ou menos assim: ‘José Eli da Veiga, Sérgio Besserman, Ladislau Dawbor… como vocês conseguiram montar esta mesa, com tantas e tão estreladas figuras? Esta é a mesa dos sonhos de qualquer evento’. E quem fez esta observação foi um dos maiores ambientalistas brasileiros, de reconhecimento internacional. Eu lhe respondi: ‘não é fácil, dá muito trabalho, especialmente porque não temos assim tantos recursos. Requer muito planejamento e persistência, mas vale a pena’, relembra o diretor-geral do campus, Arthur Versiani.
 
Ainda segundo o diretor, se o trabalho de organização da Semana será sempre intenso, o esforço para trazer pessoas influentes com poucos recursos é cada vez menor, já que o evento realizado pela Instituição está ganhando notoriedade e reconhecimento. “As pessoas, sabendo da seriedade de nosso trabalho, querem participar. Pessoas de prestígio gostam de eventos prestigiados. Por isso, estou muito feliz com mais esse reconhecimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, que servirá para projetar ainda mais nossa Semana e fazer com que ela continue, durante muitos anos, a celebrar com competência, atualidade e alegria a maior riqueza dos homens: a sua capacidade de pensar o mundo e de transformá-lo", ressalta.
 
Para Vânia Quintão, receber esse prêmio é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido. “Mas a maior satisfação é pensar no número crescente de crianças e jovens que vêm sendo beneficiados a cada edição da Semana. O que realmente conta são os resultados que temos alcançado e esse é o nosso grande prêmio”, afirma. Para ela, o IFMG tem feito a diferença nesse cenário por valorizar e investir na investigação científica no ambiente acadêmico. “A Semana de Ciência e Tecnologia cresceu e tem contribuído para o crescimento da Instituição como um todo. Contribuiu também para que Minas Gerais se destacasse no país inteiro na dianteira desse processo de popularizar o conhecimento científico e tecnológico. E isso nos honra muito!", completa.
 
Na categoria Município Top PopCiência foi homenageada a cidade de Teófilo Otoni, que realizou um total de 412 atividades. Já na categoria Escola Top PopCiência, a premiação foi entregue à Escola Municipal Paulo Sinésio Belato, do município de Monsenhor Paulo, com 267 atividades cadastradas.
 
Em 2013, a SNCT será realizada entre os dias 21 e 27 de outubro, com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”.


Fonte: IFMG