Fapesp e CNRS lançam chamada de proposta

carteira de estudante

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) apoiarão propostas de intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e França. Inscrições até 22 de dezembro

Pela Fapesp, poderão se inscrever pesquisadores responsáveis por projetos vigentes nas modalidades "Auxílio à Pesquisa – Regular" e "Projetos Temáticos" ou por auxílios desenvolvidos no âmbito dos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Pelo lado francês, poderão participar pesquisadores que trabalham em instituições de pesquisa daquele país e que possam receber apoio do CNRS.

 

A Chamada Fapesp 20/2009 está aberta a propostas em todas as áreas de conhecimento científico e tecnológico. Cada projeto deverá ter a duração de, no máximo, 24 meses. As propostas serão recebidas até 22 de dezembro e devem ser apresentadas simultaneamente pelo pesquisador paulista à Fapesp e pelo seu colega da França ao CNRS.

 

Cada uma das partes efetuará a seleção das propostas segundo sua sistemática de análise. Somente as propostas aprovadas por ambas as partes serão financiadas.

 

A Fapesp destinará, às solicitações aprovadas, recursos para aquisição de passagens aéreas, seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores na França. O CNRS destinará, aos projetos a ele submetidos e aprovados, recursos para aquisição de passagens aéreas, seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores da França no Brasil.

 

Mais informações, www.fapesp.br/cnrs

(Agência Fapesp, 1/12)