Ocupação da reitoria da UEM conquista mais bolsas para a pós-graduação no Paraná

carteira de estudante

Segue breve relato da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Estadual de Maringá (APG-UEM) sobre a recebte ocupação da reitoria daquela universidade, da qual a APG participou:

 
"Car@s,
 
A Associação de Pós-Graduandos da UEM participou da ocupação da reitoria durante os nove dias de movimento. Entregamos a reitoria na última sexta-feira (2) de manhã com o compromisso do reitor e do Estado de cumprimento de todas as reivindicações. Uma das vitórias específicas dos pós-graduandos é o compromisso assumido pelo governo estadual de triplicar o número de bolsas da Fundação Araucária. Fizemos um grande ato de desocupação com a presença de 2000 mil estudantes, todos com sorrisos estampandos nos rostos, efusivos com a vitória material e simbólica. Estamos convictos que entramos em uma nova fase do movimento estudantil da UEM. Obrigado a todos apoiaram nossa luta, que está apenas começando. 
 
Abraços, APG-UEM".
 
A ANPG manifestou seu apoio à ocupação da UEM desde os primeiros dias do movimento. Tal apoio foi formalizado na semana passada com a nota que segue:
 
"Moção de Apoio da Associação Nacional de Pós-Graduandos à ocupação na UEM
 
A Associação Nacional de pós-graduandos (ANPG) manifesta todo seu apoio aos estudantes – graduandos e pós-graduandos – da Universidade Estadual de Maringá, que estão mobilizados em ocupação da reitoria da UEM. É honroso que os estudantes desta universidade se organizem de forma tão brava e audaz para lutar pelo ensino público, gratuito, universal e de qualidade. A ANPG deseja que as reivindicações sejam atendidas e que a UEM cresça ainda mais com esta nova geração de estudantes lutadores. Saudamos ainda a atitude do movimento por nominar sua ocupação com o nome do mais novo mártir da educação, o adolescente chileno Manuel Gutierrez Reinoso, morto pela polícia durante ato dos estudantes chilenos. Lamentamos ainda que no século XXI seja preciso que o sangue regue a terra para que o direito a educação seja assegurado. Por outro lado, desejamos que este mesmo sangue fertilize esta mesma terra e faça germinar novas e maiores conquistas para o movimento estudantil e que estas redundem numa sociedade mais justa e fraterna. Nos solidarizamos com o estudantes que protestam contra o corte de verbas que as universidades estaduais do Paraná sofreram e fazemos coro a luta para que o governo federal destine 10% do PIB para a educação imediatamente. Desejamos toda a força e sucesso ao vitorioso Movimento de Ocupação Manuel Gutierrez Reinoso.
 
Estamos juntos nessa luta
 
Associação Nacional de Pós-Graduandos"
 
Da redação