Comissão na Câmara retira limite de 40% para a venda de meia-entrada

carteira de estudante

 

 Para o presidente da ANPG, Hugo Valadares, a meia entrada é um direito conquistado pelos estudantes brasileiros e não deve ser descaracterizado “Em meio as lutas pela aprovação do PL dos pós-graduandos a ANPG está atenta também as discussões sobre a meia entrada e defende a sua garantia e regulamentação”

 O relatório do deputado Chico Lopes, do PC do B do Ceará, aprovado nesta quarta-feira, 4, retirou a restrição ao direito da meia entrado aos estudantes. Segundo Chico Lopes, fixar o número de vagas seria o mesmo que restringir o acesso à cultura e à formação humanística.



"Ora, 40% pra você saber num show, se tem 40% de estudantes, e outros 60 de inteira, eu pedi aos defensores dessa idéia que colocassem tecnicamente o que iria fazer: se ia ficar uma pessoa na porta do cinema contando: entrou 40% de estudante, agora não entra mais. Então, isso não tinha viabilidade técnica, nem política, porque isso foi uma conquista ao longo dos anos"



 

A meia-entrada beneficia estudantes em todos os níveis – secundarista, universitário e pós-graduando – e é garantida pela Carteira de Identificação Estudantil.


O texto aprovado determina que terá direito ao benefício o estudante que, no momento da compra do ingresso e na portaria do evento, apresentar a Carteira de Identificação Estudantil. A famosa "carteirinha de estudante" será confeccionada pela Casa da Moeda, seguindo um modelo único para todo o país.

Já a expedição dela continua sob responsabilidade das associações representantivas dos estudantes, como a UNE, a UBES e a ANPG.

 
O presidente da União Nacional dos Estudantes, Augusto Chagas, afirmou que a meia-entrada é importante para a formação do aluno. "É através da meia-entrada que a juventude consegue ter acesso à cultura, a espetáculos de teatro, de cinema; exibição de shows. Para nós é algo que joga a um papel muito determinante na formação da juventude, dos estudantes, e é por isso que a gente tanto reinvindica que esse direito possa ser cumprido. E que a gente possa regulamentar novamente a meia-entrada no Brasil, que, no último perído tem passado por uma série de dúvidas, incertezas, disputas sobre a sua aplicação e interpretações da justiça".

Pelo texto, a medida vale para estudantes, da pré-escola à pós-graduação, e para idosos com mais de sessenta anos. A matéria ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social; de Educação e Cultura; e de Constiuição e Justiça.

 * Clique aqui e ouça a reportagem veiculada na Rádio Câmara.

Da Redação, por Luisa Barbosa com informações do Estudantenet, Agencia da Câmara e Rádio Câmara.