Comissão responsável pela elaboração do PNPG 2011-2020 reúne-se hoje

carteira de estudante

Reúne-se hoje, em Brasília, a Comissão de Elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação, que direcionará a pós-graduação entre 2011 e 2020. O Plano é a referência para a implementação das políticas públicas relacionadas à pós-graduação brasileira, em termos de diretrizes e metas, e está sendo elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Depois de fechado, o documento resultante da reunião irá a debate público.

A ANPG, representada no evento por seu ex-presidente Hugo Valadares, apresentará à comissão as colaborações enviadas por Associações de Pós-Graduandos (APGs), estudantes e parceiros por meio do Blog do PNPG, assim dando voz ao segmento discente.

Após essa reunião, o debate do Plano passa à outra etapa de discussão, que poderá ser acompanhada no Blog do PNPG para que os pós-graduandos, de forma especial as APGs, possam acompanhar e contribuir com o debate.

Além de Valadares, pertencem à comissão Francisco César de Sá Barreto, que a preside; Álvaro Toubes Prata, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Abílio Afonso Baeta Neves Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Adalberto Luis Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Adalberto Ramon Vieyra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Celso Pinto de Melo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); José Fernandes de Lima, da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe; Ricardo Gattass, da UFRJ; Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop); Luis Alfredo Salomão, Secretaria de Assuntos Estratégicos do Paraná (SAE/PR); Cel. Celso Bueno da Fonseca, do Ministério da Defesa; Hugo Valadares Siqueira, da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG); Ronaldo Mota, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Carlos Alberto Aragão Carvalho Filho; Marilza Vieira Cunha Rudge, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Vahan Agopyan, da Universidade de São Paulo (USP); e Euclides de Mesquita Neto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Da redação, com Portal CAPES