ANPG reúne-se com MEC e pauta reajuste imediato das bolsas de mestrado e doutorado

carteira de estudante

Na tarde desta terça-feira (8), a ANPG, a UNE e a UBES reuniram-se mais uma vez com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A pauta do encontro foi a destinação de 10% do PIB para Educação e 50% do Fundo Social e dos royalties do pré-sal para educação, bandeira encampada pelas entidades estudantis desde a descoberta das reservas de petróleo na camada do pré-sal.

 

Na ocasião, os três presidentes das entidades, Luana Bonone, Daniel Iliescu e Manuela Braga, respectivamente, convidaram o Ministro a participar do Ato “PNE Já”, que ocorreu hoje (quarta) em Brasília e tem por objetivo sensibilizar os parlamentares pela aprovação imediata do Plano Nacional de Educação e a defesa da bandeira dos investimentos em Educação.

ANPG, UNE e UBES se reúnem com Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Brasília, maio de 2012.

 

Ao se apresentar como presidenta recém – eleita da ANPG, Luana Bonone apresentou ao Ministro a reivindicação de reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. Embora a ANPG tenha garantido o reajuste de 10% do valor, como anunciado pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva, durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (leia mais aqui), a campanha continua. O pleito da ANPG e das APGs de todo o país é de 40% de reajuste, como forma de compensar a inflação do período e fazer cumprir as metas do PNPG 2005-2010.

 

Mercadante se mostrou sensível à pauta, porém foi irredutível ao afirmar que não há orçamento disponível para tal aumento. De acordo com o Ministro, o primeiro reajuste de 10% acontecerá a partir de 1º de julho, com recursos exclusivos do CNPq e da CAPES. Mercadante se comprometeu ainda, que em 2013, outro reajuste de 10% será feito, visando compensar as perdas inflacionárias. Embora as agências ainda não tenham se pronunciado por meio de seus sítios eletrônicos e assessorias de imprensa, a ANPG entende que o anúncio público(veja aqui o vídeo do momento do anúncio) dos presidentes e do Ministro significa um compromisso direto com a pauta reivindicada.

 

Luana foi enfática e convidou o Ministro a se juntar à ANPG na pressão pelo aumento dos orçamentos dos Ministérios, “o corte no orçamento tem prejudicado muito a Educação e a C, T&I. Não podemos mais permitir que o dinheiro do país seja usado para pagar os juros da dívida. Os recursos humanos são o maior potencial do Brasil”, finalizou.

 

A ANPG permanece então na pressão por 40% de reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. O anúncio de 10% de reajuste a partir de julho e mais 10% no início de 2013 são uma conquista da mobilização de todas as APGs e pós-graduandos espalhados pelo Brasil e uma prova real de que a ampliação do movimento é que vai garantir o reajuste esperado. Desde já a ANPG convoca todos a Brasília para a Caravana da ANPG, em agosto, conforme aprovado no 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Queremos reajuste real e uma política permanente de valorização das bolsas! Este foi o recado dado ao Ministro Mercadante na reunião e é com este tom que a ANPG seguirá pautando a valorização da pesquisa no Brasil.

 

ANPG