ANPG presente no V Seminário de Avaliação e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais

carteira de estudante

Leia também sobre esse evento: Seminário na UFSC discute temas relevantes sobre ensino, pesquisa e extensão

Nos dias 4 e 5 de novembro ocorreu o V Seminário de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais, organizado pela ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

A ANPG foi representada no evento pelo pós-graduando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mauricio Scherer, que também é diretor da Associação de Pós-Graduandos (APG) desta Universidade. O acompanhamento das mesas de debates permitiu o entendimento da situação atual da pesquisa em estudos urbanos e regionais.

A confêrencia de abertura contou com a presença de Wrana Panizzi, vice-presidente do CNPq e ex-presidente da ANPUR, e teve como tema “Desafios da política de pesquisa no Brasil: o campo dos estudos urbanos e regionais”.

Ocorreram quatro mesas-redondas: Configurações atuais da pesquisa e do ensino de pós-graduação no campo dos estudos urbanos e regionais; O papel das Universidades frente à fragilização de paradigmas; Atualização do pensamento sobre a cidade, a região e o território; Condições do trabalho universitário no campo dos estudos urbanos e regionais: inserção institucional e desafios didáticos.

Além das mesas, Grupos de Trabalhos (GTs) reuniram-se também para discutir assuntos mais específicos.
Tanto as mesas quanto os GTs contribuíram para formular a opinião e avaliação da ANPUR sobre Ensino e da Pesquisa nos Estudos Urbanos e Regionais.

Nos debates ficou clara a busca por ampliar a consolidação da entidade no cenário científico e político, inclusive problematizado no GT intitulado “O papel político da ANPUR e perspectivas de ações interassociativas nacionais e internacionais”. Nesta ocasião Mauricio Scherer apresentou a ANPG, reforçando a história do movimento de pós-graduandos e a crescente ampliação da mobilização pelos direitos e opinião sobre o rumo da Ciência e Tecnologia no Brasil. Scherer destacou também a presença de Representação da ANPG em diversos conselhos, como da Capes e CNPq.

Scherer também visitou a APG-UFSC, reunindo-se com os diretores Hélio, Mara, Artur e Fábio. Foram discutidos o contexto organizativo local, as repercussões da Portaria que permite concomitantemente bolsa e trabalho e o evento que está sendo projetado para debater a pós-graduação na universidade.

De Maurício Scherer, pós-graduando em Geografia e diretor da APG-UFRGS, com redação.