Proposta que destina 50% do pré-sal para Educação e C&T tramita no Senado

carteira de estudante

Instituições estudantis consideram positiva a proposta de destinar metade dos recursos do Fundo Social, que será fomentado com valores do petróleo da camada pré-sal, à Educação e Ciência e Tecnologia.

Tramita no Senado federal o Projeto de Lei (PL) de nº 138/11, do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que altera a Lei 12.351 de 22 de dezembro de 2010 (marco regulatório de exploração do petróleo do pré-sal), sancionada com veto parcial da Presidência da República. Um dos vetos foi a destinação de 50% dos recursos do Fundo Social para educação. Emendas apresentadas pelo senador Antônio carlos Valadares (PSB-CE) incluem a área de ciência e tecnologia como beneficiária da reserva de recursos. Com a proposta, desse montante, 70% serão destinados à educação pública básica, 20% para a educação pública superior e 10% para ciência e tecnologia.

Conforme a presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Elisangela Lizardo, a medida de reservar 50% das verbas do pré-sal para a educação representa uma bandeira das entidades estudantis e científicas. "Essa bandeira vem desde a descoberta da camada pré-sal", recorda. Entretanto, a ANPG pauta desde 2009 a inclusão da área de ciência e tecnologia e considera a aprovação da emenda do senador Valadares em comissão do Senado uma vitória.

Ao justificar sua emenda, Valadares diz acreditar que "entre os setores que mais podem contribuir com o desenvolvimento econômico e social, na sociedade contemporânea pós-industrial, dinamizada que é pelo acesso à informação e pela geração de conhecimento, estão a ciência e a tecnologia". Valadares acrescenta que a destinação de recursos à pesquisa e inovação, produção de novas tecnologias, criação de produtos, processos, gestão e patentes nacionais favorece saltos qualitativos ao desenvolvimento.

Tramitação

No momento, o PLS 138/2011 encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para apreciação, em caráter terminativo. Nessa comissão, o relator, novamente o senador Valares, já emitiu parecer favorável ao projeto e aguarda a apreciação dos parlamentares. Se aprovado nessa comissão, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados para, em seguida, ir à sanção presidencial.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, avalia que essa proposta deve criar uma nova estrutura de desenvolvimento para o País, uma vez que aumentos de investimentos fixos para educação, a ciência e a tecnologia podem garantir a "soberania tecnológica do Brasil" e o desenvolvimento de um ciclo virtuoso, com redução de concentração de riquezas.

SBPC e ABC no conselho gestor

A presidenta da ANPG e o presidente da UNE defendem ainda a participação da SBPC e da ABC no conselho gestor assegurado na Lei 12.351 de 22 de dezembro de 2010 (que é o marco regulatório de exploração do petróleo do pré-sal), sancionada com veto parcial da Presidência da República. A ANPG e a UNE estão na batalha para conquistar uma ocupação nesse comitê. Dessa forma, Illescu opina que essas quatro instituições no comitê poderão concentrar esforços para acompanhar a melhor forma de execução dos recursos do Fundo Social para o País.

Recursos do PIB

Paralelamente ao carimbo de 50% dos recursos do petróleo da camada de pré-sal para Educação, a presidente da ANPG e de outras entidades estudantis defendem o dobro dos investimentos em educação, de cerca de 5%, para 10% do PIB. Esse ponto está sendo discutido no âmbito do Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 (PL 8035/2010), na Câmara dos Deputados.

Da redação, com informações do Jornal da Ciência