Aula Inaugural: Diálogos entre Ciência e Comunidade

carteira de estudante

UFSM

A Associação de Pós-Graduandos (APG), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), promoveu, nesta quarta-feira (4), aula inaugural para recepcionar os pós-graduandos na retomada das atividades letivas. O encontro, realizado no Auditório Flávio Schneider do Centro de Ciências Rurais, contou com a presença de representantes da APG, da PRPGP e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) a fim de inteirar a todos sobre as principais questões locais e nacionais que envolvem as pós-graduações no Brasil.

A temática escolhida para o debate, a partir da votação de 360 participantes, foi “Diálogos entre Ciência e Comunidade”. O tema foi abordado pelo professor Renato Santos de Souza, que tem experiência nas áreas de Administração e Economia e produz reflexões sobre a difusão da produção científica.

O diálogo, em primeiro momento, perpassou a questão da pós-graduação na UFSM, com destaque para o processo de mobilização e retomada das atividades e o crescente avanço na busca pela consolidação e aperfeiçoamento dos cursos oferecidos.

O pós-graduando em Extensão Rural e coordenador geral da APG, Marcelo Rauber, destacou a importância desse debate para entender e superar as demandas de conhecimento e ciência no Brasil. Segundo ele, é preciso visualizar a formação pessoal e crítica do aluno, principalmente por meio de diálogos entre os próprios pós-graduandos.

Além disso, durante a tarde de atividade, debateu-se a necessidade do desenvolvimento de ações mais efetivas e produtivas junto à sociedade, bem como os critérios de avaliação e relevância das pesquisas realizadas para tais fins. Obstáculos, problemas, instituições e concessões de recursos no cenário brasileiro da pós-graduação, também foram pautados.

O palestrante Renato Souza disse que o fato da temática ter emergido por votação revela necessidade e sentimento dos próprios pós-graduandos que visam mais legitimidade e ascensão aos seus trabalhos. “É preciso que se dê atenção maior ao setor da pós-graduação e desenvolvimento de pesquisas, para que se dê o retorno que a sociedade espera e que a Universidade deseja.”, finaliza.

Fonte: UFSM