ANPG participa do XXIX ENEEF – Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física

carteira de estudante

Aconteceu no período de 19 a 26 de julho de 2008 o XXIX ENEEF – Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física – na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como tema central "Professora e professor regulamentado e a educação se ajoelhando para o mercado. Vamos à luta acabar com esse reinado".

Este evento é realizado anualmente, sendo organizado pela ExNEEF – Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física – e a comissão organizadora que sedia o evento. Toda a programação do evento (mesas, temáticas, palestrantes…) é decidida em instâncias deliberativas da base estudantil que acontecem durante o ano. Cabe ressaltar que o ENEEF é precedido pelos EREEF’s – Encontros Regionais dos Estudantes de Educação Física.
 

 
O objetivo do evento é discutir, além do campo de conhecimento específico, qual seja a EDUCAÇÃO FÍSICA, questões mais gerais como, análise de conjuntura, tanto nacional, como internacional, defesa do projeto histórico socialista, defesa da "Educação Pública, Gratuita, de qualidade, laica, socialmente referenciada", assim como, a inserção junto aos MOVIMENTOS SOCIAIS ORGANIZADOS da cidade e do campo, articulando essas temáticas ao específico da área, que o MEEF – Movimento Estudantil de Educação Física – compreende no campo das CIÊNCIAS HUMANAS, e mais especificamente na EDUCAÇÃO, tendo como objeto de estudo a CULTURA CORPORAL.
 
A participação da ANPG se deu através de sua vice-presidente regional Sul e Presidente da APG/UFSC, Amália Cruz, na mesa “Práxis” com o tema: Ginástica-mundo do trabalho-emancipação humana. O evento contou com mais de 700 estudantes de graduação e pós-graduação, professores e Movimentos Sociais Organizados.
 

Além disso a diretora da ANPG participou do debate promovido pelo MNCR – Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Física – que, junto com o MEEF – Movimento de Estudantes de Educação Física produziu uma cartilha sobre os 10 anos da Regulamentação, lei 9696/98, para distribuição.