CONVOCAÇÃO PELO REAJUSTE DAS BOLSAS DE ESTUDOS

São Paulo, 08 de novembro de 2022.

A Associação Nacional de Pós-Graduandos vem por meio deste informar que relançou a Campanha Nacional pelo Reajuste das Bolsas de estudos, no último dia 04 de novembro, durante a posse de sua atual gestão 2022-2024. Nesse caso, vem também convocar a todos os pós-graduandos, o movimento nacional de pós-graduandos e toda sociedade civil e organizada a se integrarem nas mobilizações em torno da pauta.
A tarefa imediata é mobilização para garantir que o reajuste das bolsas seja incluído no orçamento da União para 2023. Por isso, é imperativo que todos possam assinar o abaixo-assinado lançado http://www.bitly.com/reajusteja e compartilhar com familiares, colegas e amigos para atingirmos, no mínimo, 200 mil assinaturas pelo reajuste.
De 2013 para cá, tudo mudou, menos as bolsas de estudos. Iremos completar ano que vem 10 anos sem reajuste das bolsas, as quais são o principal mecanismo de subsistência do jovem pesquisador no Brasil. É preciso a reparação do seu poder de compra, o qual já está em mais de 75% de desvalorização desde o último reajuste. Não é justo que o Brasil continue na rota de descaso com aqueles que produzem 90% da ciência nacional e que vem dando respostas para as múltiplas crises que estamos vivendo. Além disso, é preciso criar condições dignas para a produção cientifica no país, pois essa ausência tem gestado fenômenos sociais prejudiciais ao país: a fuga de cérebros e perda de talentos. Nossos jovens estão desempregados, em vulnerabilidade social, e já não têm a pós-graduação e pesquisa como perspectivas.
Nesse sentido, convocamos a todos a estarem em mobilizados em defesa do reajuste das bolsas. Assinem, divulguem o abaixo-assinado e acompanhem os próximos passos da campanha nas redes sociais e site da ANPG. Vamos aproveitar a virada de chave que o Brasil deu, no último dia 30 de outubro, para sinalizar a necessidade urgente do reajuste das bolsas para o Congresso Nacional e novo governo eleito. Apenas com o jovem pesquisador valorizado, conseguiremos trilhar no caminho para retomar o desenvolvimento econômico nacional e resolução das múltiplas crises que assolam diariamente nossa população.
Pelo Reajuste das bolsas já!