Presidenta da ANPG representará o Brasil na Universidade Internacional de Verão na China

carteira de estudante

Luana Bonone, presidenta da ANPG, representará o Brasil na edição 2012 da Universidade Internacional de Verão, atividade promovida pela Associação Internacional de Conselhos e Instituições (AICESIS) e pelo Conselho Econômico e Social da China. O evento acontece no período de 16 a 21 de Setembro, em Xangai, China, com o tema “Conselhos Econômicos e Sociais e o Desenvolvimento Sustentável”. 

A participação do Brasil se deu através do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), popularmente conhecido como “conselhão”. Formado por lideranças representativas de diferentes segmentos da sociedade civil e governo, a rede de conselhos enviará Luana Bonone, como sua representante. 

A escolha do nome foi feita através de uma comissão conjunta que analisou as candidaturas e selecionou os representantes de cada país. O perfil do candidato exigido pelo AICESIS contempla, prioritariamente, jovem com até 35 anos de idade, que sejam líderes no seu espaço de atuação e que dominem a língua inglesa. Fez parte da comissão julgadora o Conselho Econômico e Social da China (CESC), o Conselho Econômico e Social holandês (SER) e o AICESIS. 
 
Entre os temas que constam na programação da atividade, destacam-se a situação econômica e a crise financeira mundial; a questão das grandes, pequenas e médias cidades; as organizações não-governamentais e o desenvolvimento sustentável; papel da mídia; entre outros. Além dos temas gerais, serão apresentados os funcionamentos do Conselho Econômico e Social da China e da Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e as experiências dos conselhos dos países representados. 
 
A representante do Brasil embarca para Xangai na quinta-feira (11). Na mala ansiedade e expectativa. “A atividade promoverá o diálogo com jovens líderes do mundo todo. Compreender a atuação dos jovens internacionalmente, perante aos temas debatidos na atividade, será uma valiosa oportunidade de formação.” Afirma Bonone. 
 

Sobre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDS
Ao CDES compete assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, e apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social que lhe sejam submetidas pelo Presidente da República, com vistas na articulação das relações de governo com representantes da sociedade. 
 
O CDES é membro desde 2003 da Associação Internacional de Conselhos e Instituições Similares (AICESIS).  A AICESIS é uma organização intergovernamental que reúne diversas instituições da África, Europa, América Latina e Ásia, buscando estimular o diálogo e  intercâmbios entre os seus membros e, de modo mais amplo, incentivar a disseminação do diálogo social e a institucionalização de instâncias de diálogo em nível mundial.
 
Com objetivo de promover o desenvolvimento de expertise em diálogo social, especialmente em jovens líderes, a AICESIS apoiou, em 2009, a iniciativa do Conselho Econômico e Social dos Países Baixos (SER), na organização da primeira edição da Universidade de Verão para jovens sobre os Conselhos Econômicos e Sociais em um mundo globalizado, com participação de conselheiros do CDES.
 
Sobre a Universidade Internacional de verão
 
O objetivo da Universidade Internacional de Verão da AICESIS – edição 2012 é a promoção do intercâmbio de conhecimentos e experiências a respeito das abordagens da sociedade civil sobre o desenvolvimento sustentável, contando com a participação de jovens representantes das sociedades civis e de Conselhos Econômicos e Sociais de diversos países. Como parte da programação desenhada pelo Conselho Econômico e Social da China está prevista uma visita a um centro de gestão de incubadoras de empresas.
 
Até duas pessoas de cada conselho ou país foram selecionadas para formarem uma delegação representativa em 2012. O inglês será a língua de trabalho.
 
 
Da redação, com informação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social