Cortes na educação atingem PDSE

carteira de estudante

Devido as reclamações sobre a paralisação das bolsas de doutorado sanduíche no exterior (PDSE) concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a ANPG entrou em contato com a agência, que afirma que, devido aos cortes, os processos ainda estão suspensos.

Segundo a Professora Marilena, responsável pelo Departamento de Bolsas no Exterior, os processos não foram indeferidos, mas é certo que a CAPES não possui capacidade financeira para conceder a bolsa neste momento. Ainda segundo Marilena, nenhum processo foi indeferido, pois permanecem os esforços para aumentar a destinação orçamentária para esse programa.

A ANPG sabe que o doutorado sanduíche é parte do planejamento da vida dos pesquisadores que se esforçam para a obtenção de tal auxílio. A Associação é totalmente contra os cortes orçamentários e, em reunião anterior com a Presidenta da República, Dilma Rousseff, e ao questionar tais cortes, recebeu como resposta a garantia de que não haveria um centavo a menos para educação. Porém, não é o que temos presenciado.

A Diretoria da ANPG tem acompanhado de perto essa situação e aguarda, há mais de quinze dias, resposta escrita da CAPES para os questionamentos feitos. Até o fechamento dessa matéria a agência não se pronunciou oficialmente.

Continuamos aguardando resposta oficial da CAPES que confirme as conversas telefônicas que tivemos e, caso o problema não seja resolvido até o começo da próxima semana, teremos ações mais incisivas.

Foto do destaque:  brasil.gov.br
Da Redação