Pós-Graduandos com bolsas no exterior têm vacinação garantida

Os pesquisadores com bolsas de estudos no exterior vinculadas ao CNPq e a CAPES foram incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. A demanda foi atendida nesta terça-feira (10/08), após pedido e articulação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) com as agências vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Ministério da Educação.

Estima-se que cerca de dois mil bolsistas sejam beneficiados e garantam as condições vacinais – as duas doses ou dose única contra a Covid ou as específicas admitidas no país de destino – para que possam viajar.

Flávia Calé, presidenta da ANPG, diz a medida está atrasada, mas ainda assim é bem-vinda. “Essa é uma urgência que já reivindicávamos há mais tempo, porque a pesquisa é essencial e não pode ser paralisada”.

Para Flávia, o foco agora deve ser garantir a efetiva imunização de todas e todos, a resolução de possíveis problemas na implementação, na ponta. “A ANPG está à disposição de todas e todos os pesquisadores para garantir vacina no braço, a bolsa e a viagem para quem estiver entre os contemplados. Não podemos admitir falhas”, aponta.

“Essa conquista foi fruto de uma articulação do CNPq e do MCTI com apoio da ANPG, junto ao Ministério da Saúde para que os bolsistas tivessem condições necessárias para ir ao exterior o mais rápido possível”, disse Evaldo Vilela, presidente do CNPq. A presidente da Capes, Cláudia Queda de Toledo, afirma que “tudo está sendo feito para que os bolsistas possam viajar até outubro”.

SERVIÇO

O Ministério da Saúde divulgará as orientações e o calendário para a vacinação. Pós-Graduandos e pós-graduandas que tiverem alguma dificuldade para receber a vacina, podem procurar a ANPG através das redes sociais ou pela Ouvidoria da entidade.