Incubadoras tecnológicas promovem empreendimentos solidários

carteira de estudante







Incubadoras tecnológicas promovem empreendimentos solidários através do MTur


O projeto Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários na Cadeia Produtiva de Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), acompanha ações de empreendimentos solidários de projetos contemplados em diversos municípios do Brasil.

Os projetos são realizados nas regiões do Vale do Ribeira (SP), Foz do Iguaçu (PR), Parati (RJ), Santarém (PA), Porto de Galinhas (PE), Mata de São João (BA). As cidades fazem parte dos nove estados considerados prioritários pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento da ação.

Segundo Kátia Terezinha, do Departamento de Certificação e Qualificação do Ministério do Turismo, a proposta é executada nos estados por meio das incubadoras tecnológicas de diversas universidades. A iniciativa promove a ação da economia solidária de incubadoras em formação.

O objetivo do projeto é construir e difundir conhecimento sobre a economia solidária na cadeia produtiva do turismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, além de gerar emprego e renda. De acordo com Kátia Terezinha, identificar empreendimentos solidários existentes nas áreas e oportunidades de mercado para os empreendimentos também são foco da proposta.

A incubação dos empreendimentos solidários divide-se em três fases. Primeiro, o diagnóstico dos grupos. Em seguida, a formação em economia solidária e cooperativismo e, por último, a elaboração dos projetos com os grupos incubados. Os projetos foram desenvolvidos de acordo com as características turísticas de sua região e já receberam a primeira parcela do recurso. O período de incubação dos projetos é de 24 meses.

As ações foram selecionadas entre os 65 destinos priorizados pelo Plano Nacional de Turismo 2007-2010. Através de uma chamada pública, o MTur buscou fomentar a geração de trabalho e renda e a difusão de metodologias de incubação, além de promover a articulação de políticas públicas de turismo e de promoção do desenvolvimento local e regional.