Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

carteira de estudante
O anúncio do tema central da SNCT 2010 – "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável" – foi feito nesta terça-feira, dia 8, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, na reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), em Brasília.
 
A escolha do tema foi feita pela coordenação nacional da Semana, a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), após receber sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização do evento.
 
O ministro Rezende disse que "além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na Semana em 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população".
 
Rezende lembrou que "existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. ‘Ciência para o Desenvolvimento Sustentável’ significa fazer com que a ciência e a tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental".
 
Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), de 26 a 28 de maio próximo, tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma política de estado para ciência, tecnologia e inovação com vista ao desenvolvimento sustentável. Com isto, a SNCT possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da conferência e de seus resultados com a sociedade.
 
Por outro lado, recordou Rezende, a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. Ela está estimulando todos os países a buscarem o aumento da consciência coletiva sobre a importância da biodiversidade, por meio de ações em níveis local, regional e internacional; todos os países foram também chamados a apoiar ações nos países em desenvolvimento.
 
É importante registrar que as atividades da SNCT não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros, embora se estimule fortemente a realização de atividades, em cada canto do País, em torno do tema proposto.
 
O ministro convidou as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas de todos os níveis, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio a pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, organizações não governamentais, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da SNCT 2010 em suas agendas e a iniciarem o processo de sua preparação.
 
O evento ocorre no Brasil desde 2004. A intenção é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Ela pretende contribuir também para que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas.
 
O balanço da SNCT deste ano, promovida de 19 a 25 de outubro, mostra que foram realizadas em todo o País 24.972 atividades, desenvolvidas por 718 instituições em 472 municípios. Só pelo Pavilhão da Ciência, instalado pelo MCT na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, passaram cerca de 100 mil pessoas.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do MCT)