Reunião do secretariado Geral OCLAE. Confira as resoluções

carteira de estudante

17202869_1081807395258522_4275248747914731233_n
 
A ANPG participou, entre os dias 9 e 12 de março da reunião do Secretariado Geral da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE), na cidade de Buenos Aires, Argentina.  O encontro reuniu entidades nacionais e federações estudantis de toda a América Latina e Caribe para debater e construir uma plataforma comum das reivindicações estudantis no continente.
O último dia do encontro, 11 de março, aconteceu na Faculdade de Econômicas da Universidade de Buenos Aires e nele foram discutidos os informes sobre o Festival Mundial da Juventude e dos estudantes FMJE; Jornada continental de luta; Encontro Continental de estudantes secundários; Sedes da próxima reunião do secretariado geral da oclae e do próximo Congresso Latino Americano e Caribenho de estudantes – CLAE e a aprovação das resoluções de Educação e conjuntura e demais documentos da reunião.
No final do debate foi aprovado que a próxima sede do CLAE será em Córdoba, Argentina, por conta do Marco na Reforma de Córdoba. O evento acontecerá em junho de 2018.
Também foi aprovado o manifesto contra a PISA. “Um importante ponto foi o repúdio contra a avaliação PISA, que será feito em todos os países. Isso coloca a politica de ranking como prioridade, mas deveria termos uma politicas de renovação e restauração da educação pública em toda a América Latina”, explicou Camila Lanes, presidenta da Ubes.
Além disso foi aprovado que o secretariado geral da Oclae será em Havana, entre os  dias 12 a 16 de Fevereiro de 2018; foi feita uma convocação para que os estudantes latinos participem do 19 FMJE (Rússia) e para a jornada continental de lutas estudantis.
Em outubro também acontecerá na Colômbia o Encontro Continental de estudantes secundários. “Receberemos na Colômbia o II Encontro latino-americano e caribenho de estudantes secundaristas com muita alegria. Vamos construir uma agenda conjunta de lutas que permita seguir mobilizando os estudantes pela garantia de uma educação de direito, publica. Também discutiremos a perspectivas das ocupações, a necessidade de fortalecimento das relações entre as nossas organizações, assim como a aposta de uma construção de um manifesto limiar dos estudantes secundaristas como aporte a atualização do manifesto de Córdoba em seu marco centenário”, contou Deisy Aparicio, Asociación Nacional de Estudiantes de Secundaria- ANDES.
Jairo Marques, diretor das relações internacionais da UBES, também comentou sobre o Encontro Continental de Estudantes secundaristas. “Frente as grandes mobilizações dos estudantes secundaristas no continente as organizações secundaristas da OCLAE convocam o II Encontro latino americano e caribenho de estudante secundarista que é um espaço muito importante para a articulação e formulação sobre a escola que queremos a, existe hoje um ambiente de muita luta as ocupações no brasil a luta dos estudantes colombianos pela implementação dos acordos de paz , a luta dos estudantes chilenos para a aprovação de uma reforma educacional e a bravura dos estudantes cubanos na luta contra o bloqueio. Neste sentido iremos realizar em outubro na Colômbia este grande encontro dos bravos estudante secundaristas organizados na OCLAE”.
A ANPG esteve representando os estudantes de pós-graduação de toda a América Latina e Caribe no secretariado geral da OCLAE. “Nós da ANPG valorizamos e lutamos pela integração educacional e científica e tecnologia em nosso continente, também pela cooperação solidária entre nossos povos. A OCLAE tem se revelado cada vez mais um importante espaço para a discussão dessa temática e acredito que temos boas contribuições para tal debate e para a organização dos pós-graduados em nossa região”, disse Tamara Naiz, presidenta da ANPG, que esteve em Buenos Aires.
RESOLUÇÕES E DOCUMENTOS APROVADOS
Baixe aqui:
Manifiesto contra PISA suscribir

Jornada Continental de Lucha por la democracia y contra el neoliberalismo 2017
Llamamiento a la juventud del mundo a participar en el 19 Festival Mundial de la Juventud y los Estudiantes
Convocatoria a la Caravana Che
Solidaridad Puertoo Rico
Día Internacional de la Mujer OCLAE