ANPG se reúne com presidente da FAPERJ

carteira de estudante
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) segue com calendário de atividade repleto de mobilização. Além dos preparativos para Caravana – que levará a Brasília Pós-Graduandos reivindicando pautas prioritárias para os estudantes – a entidade iniciou uma jornada que percorrerá os estados brasileiros para rodada de conversa com as FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) para pressionar o reajuste das bolsas.
 
Theófilo Rodrigues, Diretor de Comunicação, Luana Bonone, Presidenta da ANPG e Ruy Garcia Marques, Presidente da FAPERJ
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) foi a agência estreante nesse processo.  A presidenta da ANPG, Luana Bonone e o Diretor de Comunicação, Theófilo Rodrigues, reuniram-se ontem (13) com o presidente, Ruy Garcia Marques, para defender uma política de valorização das bolsas de pesquisa. Tradicionalmente, a instituição fluminense continua pagando melhor do que o CNPq e a CAPES, contudo, esse quadro pode mudar a partir de Janeiro de 2013, quando é esperado outro reajuste em nível federal; valor que será calculado de acordo com a inflação corrigida. 
 
Ruy Garcia Marques sinalizou que se reajuste ocorrer em nível federal, o benefício também será estendido a estadual. Para que esta vitória – parcial – também seja incorporada em outros estados, a ANPG pretende debater com as fundações e convoca os pós-graduandos para encampar a luta em suas universidades, garantindo uma conquista que contemple todos os pesquisadores do país. 
 
 
Da redação