FAPEAM institui "Edital de fluxo contínuo" para programa de proteção da amazônia

carteira de estudante

Estão abertas as inscrições para o Edital 012/2008, que selecionará pesquisadores para o Programa de Capacitação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento de Estudos e Projetos Aplicados ao Censipam.

Por meio do programa de fluxo contínuo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) apoiará, com bolsas, todas as propostas que atenderem ao Edital. As bolsas são para doutores, mestres, graduados ou técnicos de nível médio.

O objetivo do Programa é estimular e fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação nos Centros Técnicos e Operacionais do Censipam (CTO), localizados em Manaus e Porto Velho. Os projetos devem contemplar temas ligados às atividades inerentes ao Centro na região amazônica.

Os temas apontados no edital são: Meio Ambiente – Proteção Ambiental; Tecnologia de Informação – Telecomunicações; Sensoriamento Remoto – Radar Multipolarimétrico e Interferométrico Aerotransportado; Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas – Análise do Movimento Aéreo; e Infra-estrutura para dados. Os quatro primeiros serão desenvolvidos no CTO Manaus e o último no CTO Porto Velho. Cada candidato só poderá apresentar projeto referente a uma área.

Os recursos para execução do Programa são de R$ 2 milhões. Segundo o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, os temas contemplados pelo Prosipam são estratégicos para a região amazônica. “A intenção do programa é atrair competências técnicas para o Estado”, avaliou.

 

Mais informações: http://www.fapeam.am.gov.br
(Assessoria de Comunicação da Fapeam)