Missões de curta-duração para Alemanha são financiadas pela Capes

carteira de estudante

Inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, com, no mínimo, 90 dias de antecedência da viagem

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou edital para seleção de candidatos ao programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração, realizado em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

O objetivo é fortalecer a cooperação científica entre os dois países parceiros, por meio do financiamento da ida de pesquisadores de instituições brasileiras à Alemanha e da vinda de pesquisadores de instituições alemãs ao Brasil.

Para se inscrever, o candidato ao programa deverá, entre outros requisitos, ter diploma de doutorado há, pelo menos, dois anos; possuir atuação acadêmica qualificada na área e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente; ser pesquisador ou docente vinculado a uma instituição de ensino superior e/ou de pesquisa, preferencialmente com atuação na pós-graduação; e ter nacionalidade brasileira ou visto de residência permanente no Brasil, no caso de estrangeiro.

As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, com, no mínimo, 90 dias de antecedência da viagem. No ato da inscrição, os candidatos devem anexar a documentação exigida no edital e preencher o formulário. Para solicitação de vinda de pesquisador alemão ao Brasil, a inscrição deverá ser submetida pelo professor da instituição brasileira responsável pelo convite.

As missões devem ter duração, de, no mínimo, 30 e, no máximo, 90 dias, improrrogáveis. Para realização das missões, a Capes concederá auxílio deslocamento no valor de US$ 2.200 e diárias no Brasil no valor de R$ 240.

A seleção será feita seguindo as seguintes etapas, todas eliminatórias: análise documental, análise de mérito e seleção final. Serão concedidos auxílios em todas as áreas do conhecimento. A divulgação do resultado final ocorre por meio de correspondência enviada via correio tradicional e eletrônico.

Mais informações pelo e-mail [email protected]

Para dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico, utilize o email [email protected] ou o telefone (61) 2022-6160.

O edital está disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital58_Capes_DAAD2010.pdf

Fonte: Jornal da Ciência, com Assessoria de Comunicação da Capes