ABC promove Simpósio "Ciência, Tecnologia e Inovação: Visões da Jovem Academia"

carteira de estudante
Há cinco anos, em 2007, a Academia Brasileira de Ciências criou uma nova categoria de Membro: os Afiliados. Desde então, cada vice-presidência regional da ABC elege, a cada ano, até cinco pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, para que se tornem Membros Afiliados por cinco anos. Hoje em número de 112, esses jovens brilhantes cientistas de todas as regiões do país deram nova vida à Academia. Todos atuam em áreas de fronteira e têm demonstrado, por seus trabalhos, um grande potencial científico.
 
Assim, através de um Comitê Científico composto exclusivamente por Membros Afiliados, a ABC organizou para setembro de 2011 o Simpósio "Ciência, Tecnologia e Inovação: Visões da Jovem Academia". O Comitê considerou que o grupo tem tido diversas oportunidades para mostrar a qualidade da ciência que fazem, mas gostariam de ter espaço para discutir questões relativas às políticas científicas e fazer sugestões, visando ampliar e fortalecer o crescimento, já significativo, da ciência brasileira.
 
• Como melhorar os critérios de avaliação acadêmica no Brasil, de forma a que seja mais centrada na qualidade do que na quantidade? 
• De que maneira o país pode incentivar e valorizar o envolvimento de seus melhores cientistas com o ensino básico e a divulgação de ciência?
• Quais as estratégias possíveis para o aumento no número de doutores em todas as regiões do país? 
• Como incentivar a criação de pólos de difusão e popularização de ciência e tecnologia em todas as regiões do país?
• Como incentivar a criação de start-ups a partir de resultados inovadores de pesquisa?
• Publicar, patentear ou prototipar? Como incentivar e valorizar a criação de patentes? 
• Como dar apoio aos pesquisadores para que façam pesquisa e cuidem menos das tarefas de gestão e administração dos projetos?
 
Essas e outras perguntas serão o foco dos debates programados para o Simpósio, que será realizado na sede da Academia Brasileira de Ciências, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, das 9 às 17hs. Veja a programação anexa.
 
Certamente, essa será uma oportunidade especial para interagir com esses jovens cientistas de excelência, que estão construindo o presente e, certamente, muito contribuirão para o futuro da ciência no país, como pesquisadores, gestores de C,T&I e, possivelmente, como Membros Titulares da ABC.
 
SERVIÇO
 
EVENTO: Simpósio "Ciência, Tecnologia e Inovação: Visões da Jovem Academia"
DATA: 14, 15 e 16 de setembro
HORA: das 9 às 17h
LOCAL: Academia Brasileira de Ciências
               Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar
               Centro – Rio de Janeiro 
               (próximo ao metrô Cinelândia)
INFORMAÇÕES: Assessoria de Comunicação da ABC
                              (21) 3907-8126 / 29 / 15
                              [email protected]
Fonte: ABC