APG da UFV tem nova diretoria

carteira de estudante

Ocorreu, nos dias 24 a 29 de setembro, a eleição da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Viçosa (APG da UFV), por meio de um sistema de votação online, o que possibilitou ampla participação de todos os estudantes matriculados em cursos de pós-graduação da UFV,tendo contado com a participação de cerca de 250 pessoas.

“Consideramos que a nossa forma de votação é bastante participativa, pois dando maior prazo e facilitando o voto pela internet, o estudante fica mais à vontade para participar”, afirmam os membros da gestão, em resposta a mensagem eletrônica enviada pela ANPG.

Além disso, a eleição contou com edital próprio e divulgação para garantir o conhecimento dos estudantes. “Sentimos que ainda falta maior conscientização política sobre o processo eleitoral e sobre a própria associação local e nacional”, completaram. 

O fato de não haver outras chapas inscritas é encarada como um desafio por esta nova gestão: “Precisamos motivar os estudantes para que cada vez mais participem da APG. Consideramos que a multiplicidade de opiniões e, por que não dizer, de chapas inscritas no processo, irá, no futuro, engrandecer ainda mais a discussão em torno da pós-graduação”.

Sobre os novos projetos, a nova gestão destaca que irá retomar a discussão dos principais temas que regem a pós-graduação de qualidade que é desenvolvida na UFV, por exemplo, a avaliação dos cursos e financiamento e assistência estudantil, “além de comemorar o 31° da nossa APG/UFV (tradicional churrasco da pós) e os 50 anos da pós-graduação brasileira, que começou em parte na própria UFV, também realizaremos mais uma cerimônia de colação de grau para estudantes de pós-graduação”, afirma a gestão 2010/2011 da Associação de Pós-Graduandos, que tem composição abaixo:

APG da UFV – Gestão 2010/2011:

– Coordenadores Gerais: André Ricardo e Silva (Medicina Veterinária); Paulo Mafra de A. Costa (Genética e Melhoramento)
– Secretários Gerais: Dângelo Silva Miranda (Ciência da Computação)
Bruno Toríbio de L. Xavier (Solos e Nutrição de Plantas)
– Coordenação de Imprensa: Fábio Alessandro Pieri (Medicina Veterinária); Paulo Henrique L. Gonçalves (Meteorologia Agrícola)
– Coordenação Financeira: Mário Alberto S. Altoé (Física Aplicada)
– Coordenação Acadêmica: Thiago Martins Melo (Física Aplicada); Ana Paula M. de Faria (Eng. Civil)
– Coordenação de Esporte e Cultura: Marcus Vinícius C. Cossi (Medicina Veterinária); Gabriel Andrez T. Gomez (Medicina Veterinária)

Da redação, Juliana Cruz e Luana Bonone

Alterada às 14h17 do dia 14 de outubro para correção no texto