APG Ieda Delgado Presente! recebe mais de 70% de votos

carteira de estudante

APG Ieda Delgado

A chapa APG Ieda Delgado Presente!, da Universidade de Brasília (UnB), que concorreu em eleição realizada no dia 25 de novembro, foi eleita com mais de 70% dos votos.

Segundo Gabriel Nascimento, presidente da APG vitoriosa, “a chapa é o resultado de um grande trabalho de resgate, institucionalização e fortalecimento da APG Ieda Delgado que já foi uma das mais tradicionais do país. A história do movimento nacional se confunde com a história de nossa APG.”

Uma nova equipe de mestrandos e doutorandos vai representar de agora em diante a luta de mais de 8 mil alunos de pós-graduação da 10ª melhor universidade brasileira.

Entre os desafios a lutar está: a reforma da casa do estudante, cotas na pós-graduação, o combate à LGBT Fobia, ao racismo institucional e ao assédio na pós, a defesa por auxílio-moradia, licença-maternidade para as pós-graduandas, assim como mais e melhores bolsas de pós-graduação.

“Agradeço pessoalmente a confiança dos colegas, amigos, professores, lideranças da UnB que depositaram na gestão por mim conduzida RESGATANDO A APG a oportunidade de resgatar nossa entidade colocando mais de 14 membros nos conselhos superiores, participando ativamente da Câmara de Assuntos Comunitários e da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, sugerindo e formulando”, diz Gabriel Nascimento, mestrando em Linguística Aplicada e presidente da APG Ieda Delgado na nova gestão e na anterior.

A última gestão da APG Ieda Delgado, “Resgatando a APG”, teve ações importantes que contribuiram para a luta dos pós-graduandos, como o diálogo com a ANPG, a organização do I Fórum de Representantes Discentes Dos Programas de Pós-Graduação da UnB, o Seminário Nacional de Assistência Eestudantil (realizado na UnB), a participação da Caravana a Brasília por mais direitos (em abril de 2015), dentre outras.

Membros da nova APG Ieda Delgado:

Gabriel Nascimento – Mestrando em Linguística Aplicada
Richard Santos- Doutorando em Ciências Sociais
Rogério Reis- Mestrando em Direitos Humanos
Kátia Maffi- Mestranda em Artes Cênicas
Gabriel Cardoso- Doutorando em Química
Eder Stolben- Doutorando em Agronomia
Sidnei Costa- Mestrando em Literatura
Maria do Carmo- Doutoranda em Cooperação Internacional
Maria Paz Duque- Doutoranda em Estruturas
Dalila Torres- Mestranda em Ciências Sociais
Bruna Assunção- Mestranda em Tradução
Arlon Fernando – Doutorando em Física

Da redação

Matéria relacionada:

Confira a cobertura jornalística da Caravana à Brasília por Mais Direitos e do I Seminário Nacional de Assistência Estudantil