Ex-presidentes da ANPG são candidatos ao Conselho da SBPC

carteira de estudante

Os ex-presidentes da ANPG Luana Bonone e Luciano Rezende foram indicados como candidatos ao próximo Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Luana, que foi presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos entre os anos de 2012 e 2014, foi indicada como Secretária Regional Adjunta da SBPC para o estado do Rio de Janeiro no biênio 2015-2017, enquanto Luciano, que foi presidente da entidade em dois mandatos, entre 2002 e 2005, é candidato ao Conselho 2015-2019 para a área ‘D’ da Sociedade, que engloba o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

“Neste momento em que o país debate de forma tão intensa questões absolutamente candentes, como segurança pública e educação, é muito importante que a SBPC possa crescer e estimular esses debates na Academia, para que reflexões a respeito da realidade brasileira e internacional sejam provocadas nas mais diversas áreas, e a partir disso a Academia se engaje em busca de respostas, e também de novas perguntas”, diz Luana.

Compete ao Conselho deliberar sobre a política editorial da entidade e alterar o regimento da SBPC, entre outras tarefas. “O conselho é uma instância de debate político, que serve de subsídio e aconselhamento para a diretoria”, diz Luana.

As Secretarias Regionais são administradas por um ou uma Secretário(a) Regional, que cumpre mandato de dois anos após ser eleito por associados residentes da região em questão. Além disso, compete às Secretarias representar a entidade na área, divulgar as atividades e reuniões anuais da SBPC e incentivar a participação dos associados, entre outros.

“O processo no Rio de Janeiro tem sido muito interessante, visto que os sócios foram convocados a discutir o processo de eleição da SBPC e há muitos quadros novos se apresentando para contribuir com a entidade, tanto mais experientes, quanto recém-chegados à universidade.”, afirma a ex-presidenta.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é uma entidade civil sem fins lucrativos, tem o objetivo de unir e defender o avanço científico e tecnológico brasileiro, bem como o desenvolvimento educacional e cultural do país. A SBPC representa mais de 100 sociedades científicas e mais de 6 mil sócios ativos, tendo um importante papel na valorização tanto da ciência como dos cientistas do Brasil, além de ser força na exigência de investimentos para a  ciência. Sua sede fica em São Paulo e ao redor do país existem diversas Secretarias Regionais.

No próximo dia 21, todos os sócios ativos receberão instruções para votação eletrônica da nova diretoria.

Mais informações sobre a eleição estão disponíveis no site da SBPC: http://www.sbpcnet.org.br/site/eleicoes2015/

Confira o currículo dos candidatos:

Luana Meneguelli Bonone é graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFMG, especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pelo Programa de Formação de Conselheiros Nacional da UFMG e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Além da ANPG, JÁ FOI PRESIDENTA DA União Estadual dos Estudantes (UEE). Atualmente é Ouvidora-Geral da Agência Nacional de Cinema (ANCINE).

Luciano Rezende Moreira é engenheiro agrônomo, mestre em entomologia e doutor em fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professor no Instituto Federal Fluminense e, além de ter sido presidente da ANPG, já foi dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Secretário Executivo da Organização Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE), fez parte da comissão que elaborou o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e é sócio da SBPC há cerca de dez anos.

Da Redação