Seminário Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual e Patentes

carteira de estudante

Acontece nesta quarta-feira (17), das 14h às 18h, no Plenário 4 Anexo II da Câmara dos Deputados, o Seminário Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual e Patentes.

Já são presenças confirmadas o Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, Fernando Damata Pimentel, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Guilherme Patriota – Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República. Veja a programação completa e faça aqui sua inscrição gratuita.

A expectativa é a de se discutir em profundidade o modelo que sustenta os processos de apropriação do conhecimento e propor soluções, na forma de políticas públicas, capazes de reverter o quadro atual e criar um ambiente que incentive o desenvolvimento tecnológico brasileiro, com maior participação do setor privado no financiamento, maior alocação de pesquisadores nas empresas e maior participação da engenharia, física e matemática na P&D.

A atividade é uma realização do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (CAEAT) da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.

O Conselho

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (CAEAT) é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado à análise, discussão e prospecção de temas relacionados a programas, planos e projetos governamentais estratégicos para o planejamento de políticas públicas e a formulação de diretrizes legislativas.  . 

O Colegiado é composto por 11 parlamentares titulares e dirigido por um dos deputados integrantes da Mesa Diretora, designado pelo Presidente da Câmara. A  atribuição do órgão é propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o país, desenvolvidos pela equipe de especialistas da Consultoria Legislativa. A função de Secretário-Executivo é ocupada pelo Diretor da Consultoria Legislativa.

Composição do CAEAT na 54ª Legislatura (Biênio 2011-2012)

Presidente: Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE)

Membros Titulares:

Ariosto Holanda (PSB-CE)

Pedro Uczai (PT-SC)

Jaime Martins (PR-MG)

Waldir Maranhão (PP-MA)

Arnaldo Jardim (PPS-SP)

Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP)

Newton Lima (PT-SP)

Félix Mendonça Júnior (PDT-BA)

Mauro Benevides (PMDB-CE)

Bonifácio de Andrada (PSDB-MG)

Teresa Surita (PMDB-RR)

Secretário-Executivo: Luiz Henrique Cascelli de Azevedo
Coordenador de Articulação Institucional: Paulo Motta

Coordenadora do CAEAT: Jeanne de Brito Pereira

 

Da Redação.